Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

TÓPICOS EM PSICOLOGIA ESCOLAR 1DISCIPLINA 325333

VER OFERTA

ÓrgãoPED Departamento de Psic.Escolar e do Desenvolvimento
Código325333
DenominaçãoTópicos em Psicologia Escolar 1
NívelMestrado
Início da Vigência em2016/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2016/2

Enfoques teóricos e metodológicos relevantes à área visando o aprofundamento específico em temáticas e questões históricas e teóricas, metodológicas contemporâneas em diferentes contextos educacativos.
Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.

ProgramaInício da Vigência em 2006/1

Conteúdo também Variável, focalizando teoria e/ou pesquisa na área da Psicologia Escolar.

Objetivo Geral:
Apresentar criticamente os estudos avançados na perspectiva histórico-cultural para o problema da arte/vida no desenvolvimento humano a partir da obra de Lev SeminovichVigotski, focalizando os conceitos de perejivanie, prisma, o problema da idade etc.

Avaliação:
Produção de um dossiê para Fundação Carlos Chagas:
"Arte e vida na obra de Vigotski - a psicologia como drama".

Obs.2: A nota mínima para aprovação é 5.0.
Obs. 3: Serão reprovados os alunos que tiverem o número superior a 25% de faltas.


Cronograma das aulas
Data Assunto Referências Bibliográficas da aula

Aula 1 Parte 1 - Apresentação dos alunos, da professora e elementos iniciais do programa.

Parte 2 - Biografia do Vigotski (aula expositiva)
Bibliografia: Revista História da Pedagogia - Lev S. Vigotski. Biografia intelectual: revolucionário inquieto (por Martha Kohl Oliveira e Teresa Cristina Rego) - agosto, 2010.

Aula 2 Parte 1: Aula expositiva - tema: Vigotski e o teatro: noções básicas sobre arte na obra de Vigotski (estética, catarse e drama)

Parte 2: Filme Hamlet Barros, E.R.O; Camargo, R.C. & Rosa, (2011). M.M. Vigotski e o teatro: descobertas, relações e revelações. Psicologia em Estudo, Maringá, volume 16. N.2, p 229-240.
Aula 3 Parte 1: Trabalho em pequenos grupos (parte 1 da bibliografia) - montar estudo dirigido para roteiro de questões.

Parte 2: Aula expositiva sobre "Arte e vida: Vigotski e Hamlet no limiar trágico do drama"

Bibliografia: Río, P.D. & Álvarez, A. De la Psicologia del drama al drama de la psicologia. (2011). La relación entre la vida y la obra de Lev S. Vygotski. Estudios de Psicologia.
Aula 4 Continuação


Aula 5 Parte 1: Aula expositiva seguida de debate- tema: "O drama no psiquismo humano: focalizando o desenvolvimento"

Parte 2: O brincar e o teatro; o cômico-sério; arte e vida - estudo de episódio: Cenários Magiolino, L.S. (2015). Afetividade, imaginação e dramatização na escola: apontamentos para uma educação (est)ética. Em: Silva, D.N.H. & Abreu, F. (eds). Vamos brincar de que?. S.P. Summus.

Silva, D.N.H. (2011) Imaginação, Criança e Escola. SP: Summus. Capítulo1: Imaginação, processos criativos e infância (p.15 -35).






Aula 6

Parte 1: Pequeno simpósio (dividir o texto em grupo). O conceito de perejivanie com base no texto: Delari Jr, A. & Passos, I.V.B. (2009). Alguns sentidos da palavra perejivanie em L.S.Vigotski.
Umuarama. Delari Jr, A. & Passos, I.V.B. (2009). Alguns sentidos da palavra perejivanie em L.S.Vigotski.
Umuarama.

Prestes, Z. & Tunes, E. (2012). A trajetória de obras de Vigotski: um longo percurso até os originais. Revista Estudos de Psicologia.
Aula 7 Parte 1: Aula expositiva seguida de debate - tema: o conceito de vivência emocional em L.S.Vigotski; perijivanie e prisma.

Parte 2: debate Vigotski, L.S. (2010) Quarta aula: a questão do meio na pedologia. (tradução Marcia Pileggi). Dossiê Vigotski. Psicologia USP. Volume 21.no 4. SP
Aula 8 Parte 1: O que será que será - a flor da pele? - Francisco Buarque de Hollanda.


Parte 2: Aula expositiva seguida de debate - tema: emoções, paixão e drama na perspectiva histórico-cultural. Silva, D.N.H. &Magiolino, L. S. (no prelo). Dimensões (est)éticas e políticas da paixão entre Simone e Nelson. Psicologia e Sociedade.
Aula 9 Filme seguido de debate: Otelo


Aula 10 Parte 1: Aula expositiva seguida de debate - tema: A produção imaginária e a revolução na psicologia: perejivanie e criação no desenvolvimento humano.
Sawaia, B. & Silva, D.N.H. (no prelo). Por um reencantamentoutópico da Psicologia: em buscada positividade epistemológica da imaginação e da emoção na liberdade.Caderno Cedes.

Aula 11 Parte 1: trabalho coletivo - levantamento de dúvidas da bibliografia básica.

Parte 2 - Aula expositiva seguida de debate Vygotski, L.S. Obras Escogidas IV- Paidologiadel adolescente y Problemas de la psicologia infantil (2012). Capítulo: El problema de laedad. (p. 251-275). Madri: Machado grupo de distribuición.

Aula 12 Parte 1: trabalho coletivo - levantamento de dúvidas da bibliografia básica.

Parte 2 - Aula expositiva seguida de debate Vygotski, L.S. Obras Escogidas IV - Paidologiadel adolescente y Problemas de la psicologia infantil (2012). Capítulo: El problema de laedad. (p. 251-275). Madri: Machado grupo de distribuición.
Aula 13 Discussão sobre um dos temas trabalhados anteriormente (psicologia como drama, catarse, estética, emoções e prejivanie)
Aula 14 Discussão sobre um dos temas trabalhados anteriormente (psicologia como drama, catarse, estética, emoções e prejivanie)
Aula 15 Avaliação do curso

BibliografiaInício da Vigência em 2006/1

Conteúdo também Variável, focalizando teoria e/ou pesquisa na área da Psicologia Escolar.


Bibliografia: Revista História da Pedagogia - Lev S. Vigotski. Biografia intelectual: revolucionário inquieto (por Martha Kohl Oliveira e Teresa Cristina Rego) - agosto, 2010.
Barros, E.R.O; Camargo, R.C. & Rosa, (2011). M.M. Vigotski e o teatro: descobertas, relações e revelações. Psicologia em Estudo, Maringá, volume 16. N.2, p 229-240.
Bibliografia: Río, P.D. & Álvarez, A. De la Psicologia del drama al drama de la psicologia. (2011). La relación entre la vida y la obra de Lev S. Vygotski. Estudios de Psicologia.

Magiolino, L.S. (2015). Afetividade, imaginação e dramatização na escola: apontamentos para uma educação (est)ética. Em: Silva, D.N.H. & Abreu, F. (eds). Vamos brincar de que?. S.P. Summus.

Silva, D.N.H. (2011) Imaginação, Criança e Escola. SP: Summus. Capítulo1: Imaginação, processos criativos e infância (p.15 -35).


Delari Jr, A. & Passos, I.V.B. (2009). Alguns sentidos da palavra perejivanie em L.S.Vigotski.
Umuarama.

Prestes, Z. & Tunes, E. (2012). A trajetória de obras de Vigotski: um longo percurso até os originais. Revista Estudos de Psicologia.
Vigotski, L.S. (2010) Quarta aula: a questão do meio na pedologia. (tradução Marcia Pileggi). Dossiê Vigotski. Psicologia USP. Volume 21.no 4. SP
Silva, D.N.H. &Magiolino, L. S. (no prelo). Dimensões (est)éticas e políticas da paixão entre Simone e Nelson. Psicologia e Sociedade.


Sawaia, B. & Silva, D.N.H. (no prelo). Por um reencantamentoutópico da Psicologia: em buscada positividade epistemológica da imaginação e da emoção na liberdade.Caderno Cedes.
Vygotski, L.S. Obras Escogidas IV- Paidologiadel adolescente y Problemas de la psicologia infantil (2012). Capítulo: El problema de laedad. (p. 251-275). Madri: Machado grupo de distribuición.
Vygotski, L.S. Obras Escogidas IV - Paidologiadel adolescente y Problemas de la psicologia infantil (2012). Capítulo: El problema de laedad. (p. 251-275). Madri: Machado grupo de distribuición.