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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

CULTURA E DESENVOLVIMENTO HUMANODISCIPLINA 325236

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ÓrgãoPED Departamento de Psic.Escolar e do Desenvolvimento
Código325236
DenominaçãoCultura e Desenvolvimento Humano
NívelMestrado
Início da Vigência em1991/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2016/2

Abordagens contemporâneas das relações entre cultura e desenvolvimento. Conceitos, teorias e métodos. As perspectivas sócio-histórica e cultural e a crítica ao transculturalismo. Self, identidade, linguagem e cultura. Análise crítica de estudos contemporâneos.

ProgramaInício da Vigência em 2006/1

OBJETIVOS:
- Apresentar aos alunos as teorias de cultura e desenvolvimento humano sob diversas perspectivas, partindo dos sociólogos e antropólogos até a teoria da psicologia cultural e seus estudiosos.
- Possibilitar aos alunos críticas e reflexões acerca da relação cultura x desenvolvimento humano, enfatizando as discussões e teorias atuais da psicologia, em sua relação com a sociologia, a antropologia e a linguagem.
- Capacitar os alunos para leitura e compreensão dos processos de desenvolvimento humano, entender os processos de semiose na relação com o desenvolvimento.


CONTEÚDO:


Discriminação do Conteúdo
Horas previstas

Unidade 1 -As contribuições dos Sociólogos e dos Antropólogos para o conceito de cultura
- Cliford Geertz / HomiBhabha / Stuart Hall / IuriLotman

Unidade 2 -Desenvolvimento e cultura sob a ótica das perspectivas das teorias clássicas
- Jerome Brunner / Bakhtin

Unidade 3 - Cultura, Desenvolvimento humano e os contemporâneos

- Alberto Rosa /JaanValsiner / James Werstch / Eugene Matusov / Rom Harré/
- Hubert Hermans

12h



8h/a

44h/a


ESTRATÉGIAS
As aulas serão discussões dos textos propostos, com um debatedor escolhido entre os alunos. Cada aluno ficará responsável
pela discussão de um texto.

RECURSOS DIDÁTICOS
Textos teóricos, projetor de multimídia (data show), filmes, quadro-giz.

AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno terá caráter formativo ocorrendo, gradualmente, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, observando-se os seguintes fatores: Leituras e fichamentos de textos teóricos; Participação nas atividades solicitadas; prática profissional, de relacionamento, conhecimento teórico, postura profissional e ética.

Distribuição dos pontos:
- Resenhas dos textos: 25 ptos (escolher 10 textos)
- Debate do texto: 25ptos
- Trabalho final: 50 ptos

BibliografiaInício da Vigência em 2006/1

Bibliografia Básica:
Bakhtin, M. (1993). Para umafilosofia do ato (1919-1921). Tradução: FARACO, CA.
Bhabha, H. (2003). O local da cultura. 2. reimp. Belo Horizonte:Editora UFMG.
Bruner, J. (1990). Actos de significado: paraumapsicologia cultural. Lisboa: Edições, 70. (cap. 2 e 3)
Geertz, C. (2013). Ainterpretação das culturas. LTC.
Hall, S., Sovik, L., &Resende, A. L. G. (2003).Da diáspora: identidades e mediaçõesculturais. DF Unesco UFMG; Brasília.
Harré, R., & Van Langenhove, L. (Eds.). (2003). Positioning theory: Moral contexts of intentional action. Wiley-Blackwell.
Hermans, Hubert J. M. (2001) The Dialogical Self: toward a theoryofpersonal e cultural positioning. In: CulturePsychology, 7:243. Sagepub: London.
Lotman, Iuri (2003). El Símbolo en el sistema de la cultura. In: Entretextos: Revistaelectrónica de EstudiosSemióticos de la Cultura. No.2, noviembre.Es.
Pino, A. (2005). As marcas do humano: àsorigens da constituição cultural da criançanaperspectiva de Lev S. Vigotski. Cortez.
Rosa, Alberto. (2000) Entre laexplicaciondel comportamento y elesfuerzo por ele significado: una mirada al desarrollo de las relaciones entre el comportamento individual y la cultura. In: Revista de Historia de la psicologia. V.21,n04. Buenos Aires, Argentina.
Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology.Cambridge University Press.


7- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Datas Atividades
12/08
(1) Apresentação da disciplina e do cronograma

19/08
(2) Unidade I
Tema: O conceito de Cultura
Texto: Geertz, C. (2013). Ainterpretação das culturas. LTC. (cap. 2, 4, 7)
26/08
(3) O conceito de Cultura
Textos: 1) Geertz, C. (2013). Ainterpretação das culturas. LTC. (cap. 8 e 9).
2) Lotman, Iuri (2003). El Símbolo en el sistema de la cultura. In: Entretextos: Revistaelectrónica de EstudiosSemióticos de la Cultura. No.2, noviembre. Es.
02/09
(4) Tema: A cultura na fronteira
Texto 1): BHABHA, H. (2003). O local da cultura. 2. reimp. Belo Horizonte:Editora UFMG. (Introdução)
2) Hall, S., Sovik, L., &Resende, A. L. G. (2003). Da diáspora: identidades e mediaçõesculturais. DF Unesco UFMG; Brasília. (Parte 1, Pensando a diaspora)

09/09 (5) Tema: Estética e cultura
Texto: Bakhtin, M. (1993). Para umafilosofia do ato (1919-1921). Tradução: FARACO, CA.
16/09
(6) Tema: Psicologia Cultural
Texto: Bruner, J. (1990). Actos de significado: paraumapsicologia cultural. Lisboa: Edições, 70. (cap. 2 e 3)
23/09
(7) Tema: A marca cultural no humano
Texto: Pino, A. (2005). As marcas do humano: àsorigens da constituição cultural da criançanaperspectiva de Lev S. Vigotski. Cortez. (cap. 1 e 2)
30/09 (8)
Tema: Psicologia Cultural
Texto: Rosa, Alberto. (2000) Entre laexplicaciondel comportamento y elesfuerzo por ele significado: una mirada al desarrollo de las relaciones entre el comportamento individual y la cultura. In: Revista de Historia de la psicologia. V.21,n04. Buenos Aires, Argentina.
07 e 14/10 Não Haverá Aula!!!

21/10 (09) Tema: Teoria do posicionamento
Texto: Harré, R., & Van Langenhove, L. (Eds.). (2003). Positioning theory: Moral contexts of intentional action. Wiley-Blackwell.(cap. 2, 6 e 12)

28/10 (10) Tema: Self dialógico e teoria do posicionamento
Texto: Hermans, Hubert J. M. (2001) The Dialogical Self: toward a theoryofpersonal e cultural positioning. In: CulturePsychology, 7:243. Sagepub: London.
04/11 (11) Não Haverá aula
11/11 (12) Não Haverá aula
18/11 Evento de Psicologia do Desenvolvimento - Não haverá aulas
25/11 (13) Tema: O Simbólico e a vida humana (cap.16)
Texto: 1) Wertsch, J. V. (1993). Voices of the mind: a socialcultural approach to mediated action. Harvard University Press. (Prerequisite e cap.6)
2) Wertsch, James. Collective Memory. In: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge University Press.
02/12 (14) Tema: Ação e semiose
Texto: Rosa, Alberto. Acts of Psyche: actuations as Synthesis of semiosis and action. In: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge University Press. (Cap. 10)
Tema: Cultura e dialogismo (cap.22)
Texto: Matusov, E. and cols. (2007) "Culture has no internal territory". IN: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge University Press.

09/12 (15)
Texto: 1)Zittoun, Tania. The role of symbolic resources in human lives. In: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge University Press.

Finalização da disciplina - apresentação dos trabalhos - 10 min



Bibliografia Complementar:
Amado, J. (2003). O Cervantes de Goiás. NossaHistória, 1(2): 28-33.
Amorim, A. Memóriadoobjeto - umatransposiçãobakhtiniana e algumasquestõespara a educação. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-22, 1osem. 2009.
Assmann, J. &Czaplicka, J. (1995).Collective Memory and Cultural Identity. New German Critique, 65, 125-133. http://www.jstor.org/stable/488538 Accessed: 21/06/2009 15:25
Bakhtin, M. (1990). Art and answerability. Austin: University of Texas Press. http://books.google.com.br/books/about/Art_and_Answerability.html?id=pa5r9U6vqcYC&redir_esc=y
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