Bibliografia Básica:
Bakhtin, M. (1993). Para umafilosofia do ato (1919-1921). Tradução: FARACO, CA.
Bhabha, H. (2003). O local da cultura. 2. reimp. Belo Horizonte:Editora UFMG.
Bruner, J. (1990). Actos de significado: paraumapsicologia cultural. Lisboa: Edições, 70. (cap. 2 e 3)
Geertz, C. (2013). Ainterpretação das culturas. LTC.
Hall, S., Sovik, L., &Resende, A. L. G. (2003).Da diáspora: identidades e mediaçõesculturais. DF Unesco UFMG; Brasília.
Harré, R., & Van Langenhove, L. (Eds.). (2003). Positioning theory: Moral contexts of intentional action. Wiley-Blackwell.
Hermans, Hubert J. M. (2001) The Dialogical Self: toward a theoryofpersonal e cultural positioning. In: CulturePsychology, 7:243. Sagepub: London.
Lotman, Iuri (2003). El Símbolo en el sistema de la cultura. In: Entretextos: Revistaelectrónica de EstudiosSemióticos de la Cultura. No.2, noviembre.Es.
Pino, A. (2005). As marcas do humano: àsorigens da constituição cultural da criançanaperspectiva de Lev S. Vigotski. Cortez.
Rosa, Alberto. (2000) Entre laexplicaciondel comportamento y elesfuerzo por ele significado: una mirada al desarrollo de las relaciones entre el comportamento individual y la cultura. In: Revista de Historia de la psicologia. V.21,n04. Buenos Aires, Argentina.
Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology.Cambridge University Press.
7- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Datas Atividades
12/08
(1) Apresentação da disciplina e do cronograma
19/08
(2) Unidade I
Tema: O conceito de Cultura
Texto: Geertz, C. (2013). Ainterpretação das culturas. LTC. (cap. 2, 4, 7)
26/08
(3) O conceito de Cultura
Textos: 1) Geertz, C. (2013). Ainterpretação das culturas. LTC. (cap. 8 e 9).
2) Lotman, Iuri (2003). El Símbolo en el sistema de la cultura. In: Entretextos: Revistaelectrónica de EstudiosSemióticos de la Cultura. No.2, noviembre. Es.
02/09
(4) Tema: A cultura na fronteira
Texto 1): BHABHA, H. (2003). O local da cultura. 2. reimp. Belo Horizonte:Editora UFMG. (Introdução)
2) Hall, S., Sovik, L., &Resende, A. L. G. (2003). Da diáspora: identidades e mediaçõesculturais. DF Unesco UFMG; Brasília. (Parte 1, Pensando a diaspora)
09/09 (5) Tema: Estética e cultura
Texto: Bakhtin, M. (1993). Para umafilosofia do ato (1919-1921). Tradução: FARACO, CA.
16/09
(6) Tema: Psicologia Cultural
Texto: Bruner, J. (1990). Actos de significado: paraumapsicologia cultural. Lisboa: Edições, 70. (cap. 2 e 3)
23/09
(7) Tema: A marca cultural no humano
Texto: Pino, A. (2005). As marcas do humano: àsorigens da constituição cultural da criançanaperspectiva de Lev S. Vigotski. Cortez. (cap. 1 e 2)
30/09 (8)
Tema: Psicologia Cultural
Texto: Rosa, Alberto. (2000) Entre laexplicaciondel comportamento y elesfuerzo por ele significado: una mirada al desarrollo de las relaciones entre el comportamento individual y la cultura. In: Revista de Historia de la psicologia. V.21,n04. Buenos Aires, Argentina.
07 e 14/10 Não Haverá Aula!!!
21/10 (09) Tema: Teoria do posicionamento
Texto: Harré, R., & Van Langenhove, L. (Eds.). (2003). Positioning theory: Moral contexts of intentional action. Wiley-Blackwell.(cap. 2, 6 e 12)
28/10 (10) Tema: Self dialógico e teoria do posicionamento
Texto: Hermans, Hubert J. M. (2001) The Dialogical Self: toward a theoryofpersonal e cultural positioning. In: CulturePsychology, 7:243. Sagepub: London.
04/11 (11) Não Haverá aula
11/11 (12) Não Haverá aula
18/11 Evento de Psicologia do Desenvolvimento - Não haverá aulas
25/11 (13) Tema: O Simbólico e a vida humana (cap.16)
Texto: 1) Wertsch, J. V. (1993). Voices of the mind: a socialcultural approach to mediated action. Harvard University Press. (Prerequisite e cap.6)
2) Wertsch, James. Collective Memory. In: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge University Press.
02/12 (14) Tema: Ação e semiose
Texto: Rosa, Alberto. Acts of Psyche: actuations as Synthesis of semiosis and action. In: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge University Press. (Cap. 10)
Tema: Cultura e dialogismo (cap.22)
Texto: Matusov, E. and cols. (2007) "Culture has no internal territory". IN: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge University Press.
09/12 (15)
Texto: 1)Zittoun, Tania. The role of symbolic resources in human lives. In: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge University Press.
Finalização da disciplina - apresentação dos trabalhos - 10 min
Bibliografia Complementar:
Amado, J. (2003). O Cervantes de Goiás. NossaHistória, 1(2): 28-33.
Amorim, A. Memóriadoobjeto - umatransposiçãobakhtiniana e algumasquestõespara a educação. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-22, 1osem. 2009.
Assmann, J. &Czaplicka, J. (1995).Collective Memory and Cultural Identity. New German Critique, 65, 125-133. http://www.jstor.org/stable/488538 Accessed: 21/06/2009 15:25
Bakhtin, M. (1990). Art and answerability. Austin: University of Texas Press. http://books.google.com.br/books/about/Art_and_Answerability.html?id=pa5r9U6vqcYC&redir_esc=y
Bakhtin, M. (1992).Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Bakhtin, M.(1991). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.
Bakhtin, M.M. (1986). A cultura popular naIdadeMédia e naRenascença. Brasília: EdUnB.
Barbato, S. B . (2001). Formulação e organização do conhecimento: a relaçãopensamento-linguagem e cultura. In: N. A. Magalhães; C. B. Costa. (Org.). Fazerhistórias, contarhistórias.Fazerhistórias, contarhistórias. (p. 45-57).Brasília: Parelo 15 e Marco 0.
Barnes, M. (2004). The use of positioning theory in studying student participation in collaborative learning activities.Symposium Social Positioning Theory as an Analytical Tool.Annual Meeting of the Australian Association for Research in Education. (p.1-19).Melbourne.
Bartlett, F.C. (1996). Remembering. Amsterdam: John Benjamins. www.scholar.google.com.br, consultadoem 01 de agosto de 2011.
Benjamim, W. (195). O conceito de história. ObrasEscolhidas. Vol 1 (p.222- 161). São Paulo: Braziliense.
Benjamim, W. (1983). O narrador. EmOspensadores: Walter Benjamim, Habermas, Horkheimer, Adorno. (p. 57-74). São Paulo: Abril.
Bosi, E. (1995).Memória e sociedade. São Paulo: Cia das Letras.
Brandão, C.R. (1995). Partilha da vida.São Paulo: Cabral.
Brockmeier, J. (2002). Remembering and forgetting: narrative as cultural memory. Culture and psychology, 8 (1): 15-44.
Bruner, J. (1998). Realidade mental, mundospossíveis. Porto Alegre: Artmed.
Bubnova, T. Voz, sentido e diálogoemBakhtin. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n.6, p. 268-280, 2º sem. 2011.
Caixeta, J.E. (2006). Guardiãs da memória.Tese de doutoradoemPsicologia.Universidade de Brasília.http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/6213/1/JulianaEugêniaCaixeta.pdf
Canclini, N.G. (2002). Cidades e cidadãosimaginadospelosmeios de comunicação.OpiniãoPública, 8 (1): 40-53
Canclini, N.G. (2003). Culturashíbridas. São Paulo: EDUSP.
Cappelletto, F. (2003). Long -term memory of extreme events: from autobiography to history. The Journal of the Royal Anthropological Institute, 9 (2): 241-256. www.capes.br.
Connerton, P. (1999). How societies remember. Cambridge: CUP.
Conway, M.A (Org.) (1997). Cognitive models of memory. Cambridge, Mass: MIT UP.
Cresswell, J. Being faithful. Culture & Psychology, 2011, 17(4), pp. 473-490.
Davies, B. &Harré, R. (2001) Positioning: the discursive production of selves. In Wetherell, M, M, Taylor, S. & Yates, S.J. (org.) Discourse theory and practice: a reader. (p.324-344). Londres: Sage
Engestrom, Y. (2001). Expansive Learning at Work: toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, 14 (1), 133-156.
Engestrom, Y. (2004). New forms of learning in co-configuration work. LSE Dept. of Information Systems ICTs in the contemporary work management and culture seminar, p. 1-10.
Faraco, C.A. &Negri, L. (2010). O falante: quebicho é esse, afinal?Letras, Curitiba, n. 49, p. 171 -180. 1998. Editora da UFPR http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=Faraco%2C+C.A.+%26+Negri%2C+L.+&btnG=&lr=
Farr, R.(1992). Bodies and voices in dialogue. Em. I. Markova & K. Foppa (org.). Dialogues (p.254-273). Londres: HarversterWheatsheaf.
Fivush, R & Nelson, K (2004). Culture and Language in the Emergence of Autobiographical Memory, Psychological Science, 15 ( 9): 573-577.
Fontana-Zoppi, M.G. (2011). O Outro da personagem: enunciação, exterioridade e discurso. EmBrait, B. (org.) Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. SP: Editora UNICAMP.
Gardiner, M. Alterity and Ethics : A Dialogical Perspective Theory, Culture Society 1996 13: 121
Geertz, C. (1983). O saber local. Petrópolis: Vozes.
Geraldi,J.W. (2010). Sobre a questão do sujeito. Em. Paula, L. de &Stafuzza, G. (orgs.) Círculo de Bakhtin: teoriainclassificável. SP: Mercado das Letras.
Gergen, K. (2001). Self-narration in social life. In Wetherell, M, Taylor, S. & Yates, S.J. (org.) Discourse theory and practice: a reader. (p.324-344). Londres: Sage.
Ginsburg, C. (1987). O Queijo e osvermes. São Paulo: Cia das Letras.
Ginsburg,C. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Cia das Letras.
Ginzburg, C. (1987). O queijo e osvermes. São Paulo: Cia das Letras.
Hall, S. (2001). The spectacle of the other.Wetherell, M, Taylor, S. & Yates, S.J. (org.) Discourse theory and practice: a reader. (p.247-260). Londres: Sage.
Hallbwach, M. (2006). A memóriacoletiva e o espaço.EmMemóriacoletiva. São Paulo:Centauro.
Hardin, R. (2002) Identity: social. ScienceDirect. International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciences, p. 1-7.
Harré, R. (2004). Positioning Theory. www.scholar.google.com.br , consultadoem 07 de agosto de 2011.
Harré, R., Moghaddam, F.M., Cairnie, T.P, Rothbart, D. &Sabat, S.R. (2009). Recent advances in positioning theory. Theory and Psychology, 19 (5), 1-28. DOI: 10.1177/0959354308101417
Hermans, H.J.M. (1996). Voicing the self. Psychological Bulletin, 119 (1) :1-33.
Hermans, H.J.M. &Hermans-Jansen, E. (1999). Self-narratives. New York: The Guilford.
Hermans, H.J.M. &Kempen, H.J.G. (2003). Moving cultures - The perilous problems
Hermansm H. J.M. The Dialogical Self: Toward a Theory of Personal and Cultural Positioning Culture Psychology 2001; 7; 243c281c
Jahoda, G. (1992). Crossroads between culture and mind.Londres: HarversterWheatsheaf.
Jahoda, G. Critical reflections on some recent definitions of ''culture'' Culture Psychology 2012 18: 289.
Leontev, AN. El pensamiento. (1989). Traduçãocubanapublicaemcompedio da Universidade de La Habana.A referenciafoiperdida.
Leontiev, D.A.. (1992). Joint actitivy. Journal of Russian and East European Psychology, 30 (2): 43-58
Lindholm, C. (2001). Culture and identity.Boston: McGraw Hill.
Linell, P. What is dialogism?http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&sqi=2&ved=0CC8QFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.umass.edu%2Faccela%2Fllc%2F794d%2Fword%2FLinell%2520Per%2520what%2520is%2520d
Lowenthal, D. (1985). The past is a foreign country. Cambridge: CUP
Machado, I. (2011). Osgêneros e o corpo do acabamentoestético. EmBrait, B. (org.).Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. SP: Editora UNICAMP.
Magnani, J.G.C. (2002). De dentro e de perto: notassobreumaetnografiaurbana. RevistaBrasileira de CiênciasSociais, 17(49): 11-29.
Matusov, E.; Smith, M.; Candela, M. A. &Lilu, K. (2007). Culture has no internal territory: culture as dialogue. In: J. Valsiner& A. Rosa (Orgs). Cambridge andbook of sociocultural psychology (p. 460-483). Cambridge: Cambridge University Press.
Middleton, D. & Brown, S. D.A psicologia social da experiência -a relevância da memória. Pro-Posições, v. 17, n. 2 (50) - maio/ago. 2006.
Neisser, U. & Hyman, I.E. (1982). Memory observed. Nova Iorque: Worth.
Neisser, U.A case of misplaced nostalgia. American Psychologist, 46(1): 34-36
Nora, P (1989). Between memory and history. Representations, 26(special issue), 7-24.JSTOR.
of cultural dichotomies in a globalizing society. American psychologist 53(10): 1111-1120.
Paula, L. &Stafuzza, G. (2010) Carnaval - Aval à carne viva (d)alinguagem: a concepção de Bakhtin.
Pollak, (1989). Memória, esquecimento e silêncio.EstudosHistóricos, 2 (3): 3-15
Rosa, A. (2000).Quéañande a la Psicología el adjetivocultural?Anuario de Psicologia31(4), 27-57.
Rosa, A. & Blanco, F. Actuations of identification in the games of identity. http://sppt-gulerce.boun.edu.tr/articles.htm
Rubin, D.C. (1995). Memory in oral tradition. Oxford: OUP.
Rubin, D.C. (Org). (1999). Remembering our past. Cambridge: OUP.
Sampson, The Challenge of social change for psychology- globalization and psychology´ s theory of the person. P. 1-12
Schaefer, S. Dialogismo, polifonia e carnavalizaçãoemDostoiévski.Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online].2011, vol.6, n.1, pp. 194-209. ISSN 2176-4573.
Sobral, A. (2009) Do dialogismoaogênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. SP: Mercado das Letras.
Sobral, A. O ato "responsável" ouatoético, emBakhtin, e a centralidade do Agente. (2008). RevistaSignum: Estudos da Linguagem. Londrina, n. 11/1, pp. 219-235.
Sullivan, P. ; Smith, M. ;Matusov, E.Bakhtin, Socrates and the carnivalesque in education. New Ideas in Psychology, 2009, Vol.27(3), pp.326-342
Taylor, S. & Yates, S.J. (org.) Discourse theory and practice: a reader. (p.261-271). Londres: Sage.
Thompson, P. (1993). A transmissão cultural entre geraçõesdentro da família: umaabordagemcentradaemhistórias de vida. CiênciasSociaisHoje, p. 9-19
Valsiner, J. (2002). The promoter sign: developmental transformation within the structure of dialogical self. Paper presented at the Symposium (Hubert Hermans, Convener). Developmental aspects of the dialogical self. ISSBD, Gent, July 12, 2004: 1-23.
Wang, Q. &Brockmeier, J. (2002). Autobiographical remembering as cultural practice.Culture & Psychology, 8 (1): 45-64.
Weller, W. (2004). O hiphopcomopossibilidade de inclusão e de enfrentamento da discriminação e da segregaçãonaperiferia de São Paulo. Caderno CRH, 17 (4): 103-115.
Wertsch, J. V. Texto e dialogismo no estudo da memóriacoletivaEducação e Pesquisa, 2010, 36, 123-132.
Wertsch, J.V. (1998). Mind as action. Oxford: OUP.
Woodward, K. (2002). Identidade ediferença: umaintrodução. Em Da Silva, T.T. (Org.) Identidade e diferença.(p. 7- 72). Petrópolis: Vozes.
|