Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

URBANISMO, PLANEJAMENTO E URBANIZAÇÃO NO BRASIL: SÉCULOS XIX E XXDISCIPLINA 396583

VER OFERTA

ÓrgãoFAU Direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Código396583
DenominaçãoUrbanismo, Planejamento e Urbanização no Brasil: Séculos XIX e XX
NívelMestrado
Início da Vigência em2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2012/1

Abordagem histórico-historiográfica do processo de construção do campo disciplinar do urbanismo brasileiro nos XIX e XX / Planejamento e Urbanização no Brasil. / Suas relações e articulações com o pensamento urbanístico internacional; a circulação das ideias, os profissionais e suas concepções; Sanitarismo, Melhoramentos Urbanos e Infraestrutura; Urbanismo e Planejanento no Brasil pós-1940O: municipalismo e administração municipal, planos diretores e planejamento regional / Estado brasileiro e planejamento para o desenvolvimento nacional em suas articulações urbano-regionais no âmbito das transformações sociais, espaciais, econômicas e políticas durante o século XX; Urbanização, Industrialização e desenvolvimento

ProgramaInício da Vigência em 2017/2

Parte A.
O Urbanismo, suas origens no século XIX, sua construção nos séculos XIX-XX: um saber erudito “técnico” de intervenção na cidade / . Cidades Planejadas, Infra-estrutura Urbana, Melhoramentos e Embelezamentos Urbanos: técnica, higiene e estética nos primeiros projetos e planos urbanísticos para as cidades brasileiras (século XIX até os anos 1930) / Urbanismo e Planejamento Urbano no Brasil pós-1940: urbanismo e sua influência no município, planos diretores e zoneamento, zoneamento como instrumento de planejamento urbano, zoneamento como consenso e divergência profissional – Anhaia Mello, Prestes Maia, Armando de Godoy, José de Oliveira Reis, Adalberto Szilard, Antonio Bezerra Baltar / Instituições e instâncias profissionais no debate urbanístico no Brasil: Movimento Economia e Humanismo - Sociedade de Análises Gráficas e Mecanográficas Aplicadas a Complexos Sociais, CEPEU/Anhaia Mello, CEPUR/Antonio Bezerra Baltar /

Parte B.
Estado e planejamento no Brasil: origens históricas no século XIX e a questão da integração viária nacional: concepção “viária” de planejamento nacional / Origens Municipais da institucionalização do urbanismo/planejamento urbano-regional no Governo Federal: institucionalização “de baixo para cima” / 1930-1980: a construção e desconstrução institucional do Estado no desenvolvimento nacional / Ações e instituições públicas de planejamento urbano-regional / Modernização e infraestruturação institucional no Brasil: a construção da “tecnoestrutura estatal”. As instituições, os planos e o planejamento: DASP / POE / SALTE / METAS / COPLAN / TRIENAL / PAEG / METAS E BASES / DECENAL / PED / PND / SUDENE / SERFHAU-BNH / CNPU / PNCPM; História e historiografia dos planos nacionais de desenvolvimento: planos econômicos, planos territoriais e o desenvolvimento regional no Brasil.

Parte C.
Industrialização e Urbanização na reestruturação produtiva brasileira e latino-americana no contexto do desenvolvimentismo; Urbanização e (Sub)Desenvolvimento, Dependência e Desenvolvimento. CEPAL e o desenvolvimento na América Latina: o pensamento latinoamericano para o desenvolvimento nacional; Economia Política da Urbanização.

BibliografiaInício da Vigência em 2017/2

. BRESCIANI, Maria Stella Martins. "As sete portas da cidade". Espaço e Debates, n. 34, NERU, 1991.
REIS FILHO, Nestor Goulart. História Urbana, História da Urbanização. Espaço e Debates, n. 34, NERU, 1991.
DECCA, Edgard de. "O Estatuto da História". Espaço e Debates, n. 34, NERU, 1991.
. FERNANDES, Ana; GOMES, Marco Aurélio de F. "A Pesquisa recente em história urbana no Brasil: percursos e questões". In Cidade e Urbanismo: História, teorias e práticas. PADILHA, N. (org). Salvador: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, 1998.
. CARPINTERO, Marisa Varanda; CERASOLLI, Josianne. A CIDADE COMO HISTÓRIA. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 50, p. 61-101, jan/jun. 2009.
. FERNANDES, Ana e GOMES, Marco Aurélio A. Salvador: UFBA/Faculdade de Arquitetura. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo; ANPUR, 1992.
PINHEIRO, Eloisa P; GOMES, Marco Aurelio A. de Filgueiras (org). "A cidade como história - os arquitetos e a historiografia da cidade e do urbanismo". Salvador: EDUFBA/PPGAU-FAUFBA, 2005.


. VILLAÇA, Flávio. "Uma contribuição para a história do planejamento urbano". in: O processo de urbanização no Brasil (1999) p. 171-242
LEME, Maria Cristina da Silva. "A Formação do pensamento urbanístico no Brasil, 1895- 1965"; In. Urbanismo no Brasil 1895-1965. São Paulo: Fupam, Studio Nobel, 1999.
. LEME, Maria Cristina da Silva. "Urbanismo: a formação de um conhecimento e de uma atuação profissional", in: BRESCIANI, Maria Stella. As palavras da cidade. Porto Alegre: EDUFRGS, 2001.
. PEREIRA, M. A. C. S. Pensando A Metropole Moderna: Os Planos de Agache e Le Corbusier Para O Rio de Janeiro. In: Luiz Cesar de Queiroz Pinheiro; Robert Pechman. (Org.). Cidade, povo e nacao - genese do urbanismo moderno. Cidade, povo e nacao - genese do urbanismo moderno. Rio de janeiro: civilizacao brasileira, 1996, v., p. 363-376.
. José Geraldo Simões. O ideário dos engenheiros e os planos realizados para as capitais brasileiras ao longo da Primeira República. In: Campos, Cristina; Atique, Fernando; Dantas, George. Profissionais, práticas e representações da construção da cidade e do território. São Paulo: ALAMEDA, 2013, p.119-141.
ARASAWA, Cláudio Hiro. "Engenharia e Poder: construtores da nova ordem em São Paulo". São Paulo: Alameda, 2008.


. CAMPOS, Cristina. "A formação das redes de saneamento em São Paulo e a contribuição do engenheiro sanitarista Antônio Francisco de Paula Souza, 1870-1892". In: Anais do IX Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, USP, 2006.
BRESCIANI, M. S. "Melhoramentos entre intervenções e projetos estéticos: São Paulo (1850-1950)". In: Palavras da Cidade. Maria Stella Bresciani (org). Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2001, p.343-366. (Cristina)
. ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro. "O plano de Saturnino de Brito para Santos e a construção da cidade moderna". Espaço e Debates, n.34, São Paulo, NERU, 1991.
BRITO, Ana Lucia. "Redes de infra-estrutura na cidade: uma revisão dos conceitos e concepções de saneamento". In: Anais do IX Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, USP, 2006.
. GUNN, Philip e CORREIA, Telma de Barros. "O urbanismo: a medicina e a biologia nas palavras e imagens da cidade". In: BRESCIANI, Maria Stella Martins (Org). Palavras da Cidade. Porto Alegre: EDUFRGS, 2001.
. CHALHOUB, Sidney. "Cidade Febril. Cortiços e Epidemias na Corte Imperial". São Paulo: Cia. Das Letras, 1996.


BRITO, Ana Lucia. "Redes de infra-estrutura na cidade: uma revisão dos conceitos e concepções de saneamento". In: Anais do IX Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, USP, 2006
OLIVEIRA, Elizabeth Lira de. Política de Urbanização da Cidade do Rio de Janeiro 1926- 1930. Mestrado em História Social. ICFH-UFF, 1981.
SILVA, Lucia Helena Pereira. "História do Urbanismo no Rio de Janeiro - administração municipal, engenharia e arquitetura dos anos 1920 à ditadura Vargas". Rio de Janeiro: E- Papers, 2003.
SALGUEIRO, Heliana Angotti. "Engenheiro Aarão Reis: o progresso como missão". Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro/Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1997.


. GUNN, Philip. "As querelas do urbanismo nos anos vinte e trinta". In: Anais do VI Encontro Nacional da ANPUR, Brasília, 1995.
. Sarah Feldman. Instituições de urbanismo no brasil na década de 1930. Cap. I: Contexto: a industrialização na década de 1930: "imediatamente urbana e excepcionalmente urbana" / Centralização política, novas elites urbanas e a inserção dos urbanistas na administração pública. P. 15-38
. Pedro Cezar Dutra Fonseca. Gênese e precursores do desenvolvimentismo. In: A Era Vergas, desenvolvimentismo, economia e sociedade. p. 21-50.
. Ana Fernandes. Urbanismo como política (1930-1945): formulações e experiências. In: Vera Rezende. Urbanismo na Era Vargas: a transformação das cidades brasileiras. p. 45-71. SILVA, Lucia Helena Pereira. "História do Urbanismo no Rio de Janeiro - administração municipal, engenharia e arquitetura dos anos 1920 à ditadura Vargas". Rio de Janeiro: E- Papers, 2003.


. REIS, José de Oliveira. "Problemas Técnicos". Associação Brasileira de Planejamento (ABP). Revista Brasileira dos Municípios, Ano III, n. 11, julho-setembro, 1950.
. REIS, José de Oliveira. "Urbanismo e sua Influência no Município". Revista Espaço e Debates, Ano XVII, n. 41, 2001, p.96-101.
. MELLO, Luis de Anhaia. "Um plano regulador para o município - elementos constitutivos do plano". In: Engenharia, janeiro de 1946.
.BALTAR, Antonio Bezzera. "Planos Diretores para as cidades pequenas e médias do Brasil". Revista de Administração Municipal. Ano X, n.58, mar/jun, 1963.


. MERA, Adina. "Diretrizes para o zoneamento", Sessão Planejamento & Urbanismo. Revista de Administração Municipal - Publicação bimestral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, N 69, março-abril/1965, p.95-101.
. FELDMAN, S. O Zoneamento Ocupa o Lugar do Plano. São Paulo,1947-1961. In: VII Encontro Nacional da ANPUR, 1997, Recife. Anais do VII Encontro Ncaional da ANPUR. Recife: UFPE/MDU/ANPUR, 1997. v. 01. p. 667-684.
. FELDMAN, Sarah. "Anhaia Mello e a Comissão do Plano da Cidade: o plano para além da esfera técnica". In: Anais do V Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. PUCCAMP, 1998.
DE FARIA, Rodrigo Santos. Da Comissão do Plano ao Departamento de Urbanismo: um processo relacional de institucionalização do Urbanismo no Rio de Janeiro.. In: I Encontro da ANPARQ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro da ANPARQ. Rio de Janeiro: Clone Carioca/ANPARQ, 2010.
. FELDMAN, Sarah. "A americanização do setor de urbanismo da administração municipal de São Paulo". Anais do 4º Seminário de História da cidade e do urbanismo. Rio de Janeiro, PROURB/FAUUFRJ, VOL 1, 224-234, 1996.
. FELDMAN, Sarah. "Anhaia Mello e a Comissão do Plano da Cidade: o plano para além da esfera técnica". In: Anais do V Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. PUCCAMP, 1998.
. DE FARIA, Rodrigo Santos. Da Comissão do Plano ao Departamento de Urbanismo: um processo relacional de institucionalização do Urbanismo no Rio de Janeiro.. In: I Encontro da ANPARQ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro da ANPARQ. Rio de Janeiro: Clone Carioca/ANPARQ, 2010.


. LAMAPARELLI. C. M. "Louis-Joseph e a pesquisa urbano-regional no Brasil. Crônicas tardias ou história prematura". Revista Espaço e debates, ano XIV, no. 37, 90-99.
. LAMPARELLI, Celso; LEME, Maria Cristina da Silva. "A politização do urbanismo no Brasil: a vertente católica". In: Anais do IX Encontro Nacional da ANPUR, volume II, Rio de Janeiro, 2001.
. ANGELO, Michelly Ramos de. A formação de profissionais brasileiros especializados no tema do desenvolvimento: da SAGMACS ao IRFED (1947-1958). In: I Encontro Nacional da ANPARQ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional da ANPARQ. Rio de Janeiro: ANPARQ, 2010.
. PONTUAL, Virginia. O Engenheiro Antonio Bezerra Baltar: pratica urbanistica, Cepur e Sagmacs. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), v. 13, p. 151-169, 2011.


. Marcus André de Melo. A ideologia anti-urbana e a modernização da gestão municipal no Brasil: 1900-1960. In: Padilha, Nino. Cidade e Urbanismo: histórica, teorias e práticas. Salvador: EDUFBA, 1998, p.259-281.
. Octvaio Ianni. Estado e planejamento econômico no Brasil. Cap. II - Política
. MELO, Marcus André B. C. de. "Municipalismo, Nation-Building e a modernização do Estado no Brasil" RCBS, São Paulo, n.23, Ano 8, outubro-1993, PP.85-100.
. FARIA, Rodrigo Santos de. "Urbanismo e Municipalismo entre a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM): a Construção Institucional do Municipalismo Brasileiro Pós-1946 e os "Problemas Técnicos" de Urbanismo". In: Anais do XIII Encontro Nacional da ANPUR, Florianópolis: UFSC, 2009.
. CAMPOS, Candido Malta. Urbanismo e antiurbanismo no debate nacional. São Paulo, Estudos Avançados 29 (85), 2015, p. 217-235
. MODESTO, Helio e MELLO, Diogo Lordello. "Mentalidade de Planejamento no Brasil". In: Revista Notícias Municipais, Ano VII, n. 39, 1960.
. MODESTO, Helio. "Ausência de Planejamento no Brasil". In: Revista Notícias Municipais, Ano VI, 1959.
."Planificação Municipal". Autor: Antonio Delorenzo Neto. 1º Congresso Nacional de Municípios Brasileiros.


. BONDUKI, Nabil; KOURY, Ana Paula. Das reformas de base ao BNH: as propostas do Seminário de Habitação e Reforma Urbana. In: ARQUITEXTOS. Revista VITRUVIUS. 120.02, ano 10, maio 2010 (link: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.120/3432. Pesquisa realizada dia 13/10/2016).
. CEPAL. Industrialização na América Latina. In: Urbanização e Subdesenvolvimento. Pereira, L (org). São Paulo: Zahar, 1969.
. OLIVEIRA, F. - "O Estado e o Urbano no Brasil" - Revista Espaço e Debates 6 São Paulo, 1982.


. RIBEIRO, Cecilia; PONTUAL, Virginia. A reforma urbana nos primeiros anos da década de 1960. In: ARQUITEXTOS. Revista VITRUVIUS. 109.07, ano 10, junho de 2009. (link: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.109/50. Pesquisa realizada dia 11/10/2016).
. SCHMIDT, B. V. O Estado e a Política Urbana no Brasil. UFRGS/L & PM, Porto Alegre, 1983. Cap. 3. Planejamento e a Questão Urbana no Brasil
. VIOLICH, Francis. Crescimento Urbano e Planejamento no Brasil. In: JAMENSON, Samuel H. Administração Municipal. FGV: Rio de Janeiro, 1965.
. CHIQUITO, Elisângela de Almeida. A Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai. Do planejamento de vale aos polos regionais. São Paulo: ALAMEDA, 2016.
. NASCIMENTO. Flávia Brito de. Entre a Estética e o Hábito: o departamento de habitação popular (Rio de Janeiro, 1946-1960. Rio de Janeiro: SMCRJ, 2008.
. ARAVECHIA-BOTAS, Nilce. Estado, Arquitetura e Desenvolvimento. A ação habitacional do Iapi. São Paulo: UNIFESP, 2016.


. . Amélia Cohn. O Nordeste como problema político-social. In: Crise regional e planejamento. p. 57-110.
. Octavio Ianni. Octvaio Ianni. Estado e planejamento econômico no Brasil. Cap. V - Industrialização e Interdependência / I: Novos Rumos da ação Estatal; O Programa de Metas. p.151-178.
. Francisco de Oliveira. Elegia para uma Re(li)gião: Sudene, Nordeste - Planejamento e conflito de classes. Cap. V e Cap. VI. p. 81-135
. Otamar de Carvalho. Desenvolvimento Regional, um problema político. Segunda Parte: Desenvolvimento Regional no Nordeste Brasileiro. p.175-215.
.Roberto Albuquerque e Clovis Cavalcanti. Políticas de correção dos desequilíbrios regionais. In: Desenvolvimento regional no Brasil. Estudos para o planejamento. IPEA: Brasília, 1976, p.51-91.
De Faria, Rodrigo. S. E Carpintero, Antonio. C. Brasilia, Capital Del Brasil: Desarrollo Nacional Y Urbanismo (1930-1960). In: Carlos Sambricio. (Org.). Ciudad y vivienda en América Latina entre 1930 y 1960. Ciudad y vivienda en América Latina entre 1930 y 1960. 1ed.Madrid: Editorial Lampreave, 2012, v. 1, p. 104-139.
. José Luiz Ronca. Desenvolvimento regional: o caso da SUDENE. In: Bruna, Gilda. Questões de organização do espalo regional. São Paulo: NOBEL/EDUSP, 1983, p.43-93.
. Octavio Ianni. Octvaio Ianni. Estado e planejamento econômico no Brasil. Cap. VI - Estado e Economia na crise da democracia. p.195-229.
. Celso Furtado. O plano trienal e o desenvolvimento. In: O Plano Trienal e o Ministério do Planejamento. Arquivos Ceslo Furtado. p. 29-33
. Roberto Macedo. Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social. In: Betty Mindlin. Planejamento no Brasil. p. 51-69.


ARAÚJO, Tânia Bacelar de. "A experiência de planejamento regional no Brasil". In: Levinas, L; Carleial, L M; Nabco, M. "Reestruturação do espaço urbano e regional no Brasil". São Paulo: HUCITEC/ANPUR, 1993.


. FELDMAN, Sarah. "O arranjo SERFHAU: assistência técnica aos municípios/órgãos de planejamento/empresas de engenharia consultiva". In: Anais do XI Encontro Nacional da ANPUR, Salvador, 2005.
.FELDMAN, S. . O Serviço Federal de Habitação e Urbanismo ( SERFHAU) : avanços, limites e ambiguidades ( 1964-1975). In: I Encontro Nacional da ANPARQ, 2010, Rio de Janeiro. I ENANPARQ. Arquitetra, Cidade, Paisagem e Território: percursos e prospectivas. Rio de Janeiro: PROURB, 2010. v. 01. p. 01-20.
. Simone Vizioli. Planejamento Urbano no Brasil: a experiência do SERFHAU enquanto órgão federal de planejamento integrado ao desenvolvimento municipal. Tese Doutorado FAU-USP, 1998 Cap. I: A relação entre o SERFHAU e o BNH / Cap. II: A importância da Metodologia adotada pelo SERFHAU.
. Mauro Ferreira. Planejamento Urbano nos tempos do SERFHAU: o processo de construção e implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Franca. Tese de Doutorado EESC-USP. Cap. I p. 25-54
. Sergio de Azevedo e Luis Gama de Andrade. O BNH: o novo regime e a política habitacional (p.55-66); BNH em ação: as correções de rota da política habitacional (p. 66- 88);
. LUCCHESE, Maria Cecilia. Em defesa do planejamento urbano. Ressonâncias britânicas e trajetórias de Harry James Cole. São Paulo: ALAMEDA, 2014.


. Geraldo Serra. A política Nacional de Desenvolvimento Urbano. In: Serra, G. Urbanização e Centralismo Autoritário. São Paulo: NOBEL/EDUSP, 1991, p. 77-87.
. Denysard Alves e João Sayad. O Plano Estratégico de Desenvolvimento (1968-1970). In: Betty Mindlin. Planejamento no Brasil. p. 91-111.
. Amaury Gremand e Julio Pires. Metas e Bases e I PND (1970-1974). In: Anita Kon. Planejamento no Brasil II. p.43-71
. Programa Estratégico de Desenvolvimento - diretrizes de governo. 1967
.Metas e Bases para a Ação do Governo (Síntese). 1970
. II PND (1975-1979)
. Plano DECENAL DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL - Tomo VII,
Desenvolvimento Regional e Urbano.


. SCHMIDT, B. V. O Estado e a Política Urbana no Brasil. UFRGS/L & PM, Porto Alegre, 1983. Cap. 3. Planejamento e a Questão Urbana no Brasil


. Celso Lafer. O Planejamento no Brasil: observações sobre o plano de metas (1956-1961). In: Betty Mindlin. Planejamento no Brasil. p. 29-51
. Octvaio Ianni. Estado e planejamento econômico no Brasil. Introdução e Parte II - Política Econômica Nacionalista.
. Maria da Conceição Tavares. Da substituição de importações ao capitalismo financeiro. Cap. I: O processo de substituição de importação como modelo de desenvolvimento na América Latina. p. 27-59; Cap. II: O caso do Brasil. p. 59-73.
. Roberto Righi. O processo de urbanização e o Desenvolvimento Industrial no Estado de São Paulo. In: Bruna, Gilda. Questões de organização do espalo regional. São Paulo: NOBEL/EDUSP, 1983, p.43-93.
. Octavio Ianni. Octvaio Ianni. Estado e planejamento econômico no Brasil. Cap. VII - Interdepenência e Modernização. p.229-242.
. Benício Schmidt. O Estado e a Política Urbana no Brasil. Cap. 3: Planejamento e a Questão Urbana. p. 85-92 / 101-121.
. Lysia Bernardes. Política Urbana: uma análise da experiência brasileira. Mimeo.
. Hamilton Tolosa. Política Urbana e Redistribuição de Renda. In: Ana Helena de Toledo e Marly Cavalcanti. Planejamento Urbano em debate. p.19-46.

Wilson Cano. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil 1930-1970. Cap. I e II. p.21-73.
. Wilson Cano. Questão Regional e Urbanização no desenvolvimento econômico brasileiro pós-1930. In: Wilson Cano. Ensaios sobre a crise Urbana do Brasil. p. 147- 181.
. Octavio Ianni. Industrialização e desenvolvimento social no Brasil. Primeira Parte, Ca. I: Condições estruturais da industrialização. p. 17-27.


. Pedro Geiger e Werner Baer. Industrialização, Urbanização e a persistência das desigualdades regionais no Brasil. In: Baer, Werner; Geiger, Pedro; Haddad, Pedro. Dimensões do desenvolvimento brasileiro. Rio de Janeiro: CAMPUS, 1978, p.65-150.
. Luiz Pereira. Urbanização e Industrialização. In: Luiz Pereira. Trabalho e desenvolvimento no Brasil. p. 79-133.
Econômica Nacionalista. p. 25-45 / 54-85.
SINGER, Paul. Economia Política da Urbanização. São Paulo: Brasiliense/CEBRAP, 1975.