Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

TÓPICOS EM ENGENHARIA DE SOFTWAREDISCIPLINA 316261

VER OFERTA

ÓrgãoCIC Departamento de Ciência da Computação
Código316261
DenominaçãoTópicos em Engenharia de Software
NívelMestrado
Vigência1994/1
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Motivação de LPS; definição e exemplos de LPS; especificação funcional e operacional de LPS;
revisão sistemática de literatura em LPS; Engenharia do Domínio; Engenharia da Aplicação;
ferramentas de apoio à construção e evolução de LPS; estratégias de adoção; gerenciamento de
variabilidade nos seguintes artefatos: processos de negócio, características (features), requisitos,
arquitetura, implementação; apresentação e comparação de métodos específicos (abordagens
composicional, anotativa, paramétrica, e transformacional); sistemas de tipos para LPS.

Programa

Introduzir a área de Linha de Produtos de Software (LPS) como técnica para reuso estratégico de
software; estudar os problemas-chave da área: gerenciamento de variabilidades em artefatos de
software e estratégias de adoção; identificar tópicos atuais de pesquisa na área; introduzir
ferramentas acadêmicas e industriais para criação de LPS.

Bibliografia

1) Pohl, Böckle & Linden, Software Product Line Engineering: Foundations, Principles and
Techniques, Springer, 2005.
2) Clements & Northrop. Software Product Lines: Practices and Patterns, Addison-Wesley, 2001.
3) Czarnecki & Eisenecker: Generative Programming: Methods, Tools, and Applications, Addison-
Wesley, 2000.
4) Greenfield & Short: Software Factories: Assembling Applications with Patterns, Frameworks,
Models and Tools, John Wiley and Sons, 2005.
5) Linden, Schmid & Rommes, Software Product Lines in Action, Springer, 2007.
6) Artigos de conferências e periódicos na área (SPLC, ICSE, GPCE, ICSR, SPE, IEEE TSE, IEEE SW,
JSS, Elsevier IST, IET, ACM TOSEM)
7) Thompson, S. The Craft of Functional Programming. 2nd edtion, Addison-Wesley, 1999.