Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE 2DISCIPLINA 308439

VER OFERTA

ÓrgãoFCE UnB - Faculdade da Ceilândia
Código308439
DenominaçãoEstágio em Docência em Ciências e Tecnologias em Saúde 2
NívelMestrado
Início da Vigência em2016/1
Pré-requisitos FCE 395501 Estágio D C Tecnologia Saúde 1
EmentaInício da Vigência em 2014/2

Parte do estudo das principais teorias educacionais da atualidade, estimulando o estudante de Pós-graduação a analisar, de forma sistemática, os elementos do processo ensino e aprendizagem, conhecer e elaborar instrumentos de fins e meios visando a coerência entre as propostas teóricas e a sua realização. Auxilia na implementação de metodologia interdisciplinar associado a metodologia de aprendizado baseado em problemas.

ProgramaInício da Vigência em 2014/2

a)Leitura e discussão de textos sobre metodologias de ensino com o orientador; b)Preparação de plano de trabalho conjunto com o orientador após leitura e discussão dos textos e artigos; c) Realização de aulas no formato de aprendizado baseado em problemas no curso de graduação com carga horária equivalente a no mínimo 20 horas; d)Correção dos relatórios de seminários e aulas práticas e avaliação do seu funcionamento em conjunto com o orientador (5 horas); e)Avaliação das atividades teóricas realizadas do grau de aprendizagem dos alunos de graduação demonstradas nas respectivas questões aplicadas em provas (3 horas); f) Confecção de relatório final estágio (2 horas).

BibliografiaInício da Vigência em 2014/2

Autor: Sant’Anna, I. M & Menegolla, M.
Obra: Didática no Ensino Superior
Editor: Loyola
Ano: 2002

Autor: Cunha, MI DA (Organizador)
Obra: Pedagogia Universitária: Energias emancipatórias em tempos neoliberais
Local: Araraquara
Editor: Junqueira &Martins
Ano: 2006

Autor: Pimenta, S.G.
Obra: Docência no Ensino Superior
Local: São Paulo
Editor: Cortez
Ano: 2002

Autor: Arlindo Philippi Jr., e Antônio J. Silva Neto
Obra: Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação
Local: São Paulo
Editor: Manole

Obra: Barrows HS. Problem-based, self-directed learning.
JAMA. 1983; 250:3077-80

Obra: Schmidt HG. Problem-based learning: rationale and description. Med Educ. 1983; 17:11-6.

Obra: Mennin S, Gordan P, Majoor G, Osman HA. Position paper on problem-based learning. Educ Health. (Abingdon) 2003; 16:98-113