Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTEDISCIPLINA 205761

VER OFERTA

ÓrgãoCDS Centro de Desenvolvimento Sustentável
Código205761
DenominaçãoEducação e Meio Ambiente
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitos CDS 199371 Introd ao Desenv Sustentável
EmentaInício da Vigência em 2010/1

O curso provoca uma reflexão sobre os desafios socioambientais dos tempos atuais, abordando os fundamentos do pensamento ambiental, em uma perspectiva histórica, as ideias de crise, mudança de paradigma e sustentabilidade em articulação com conceitos de educação e meio ambiente. São utilizados os eixos filosóficos e conceituais para a inserção da dimensão educativa nos processos socioambientais. O objetivo é compreender as principais questões ambientais inseridas e contextualizadas em suas dimensões: econômica, política, social e cultural. Os objetivos específicos são:
Refletir sobre os saberes e valores que orientam projetos e práticas de educação ambiental;
Identificar o estado da arte no campo da educação ambiental: formação e tendências atuais;
Discutir e experimentar metodologias de educação ambiental; Mudança de paradigma: complexidade, transdisciplinaridade e educação;
A formação dos educadores ambientais, redes de educação ambiental e experiências de EA no Brasil.

BibliografiaInício da Vigência em 2009/2

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, Isabel C. de M. - Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição para o desenvolvimento sustentável. Editora e Livraria Paulo Freire. S.Paulo. 2008
DAMATTA, Roberto - "Em torno da representação de natureza no Brasil: pensamentos, fantasias e divagações", in Conta de Mentiroso: Sete Ensaios de Antropologia Brasileira, Rio de Janeiro:Rocco, 1993 (91-123)
GUATTARI, Felix - As Três Ecologias. São Paulo, Papirus 1989.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. S.Paulo: Peirópolis, 2000.
JACOB, Pedro. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa. S.Paulo. V.31.n 2.p.233-250-maio-ago.2005
JACOB, Pedro. Encontros e caminhos . A formação de educadores ambientais. MMA. Brasília. 2005
LIMA, Ricardo B. - "Natureza: uma categoria social", in Tristes Cerrados, Duarte, L. & Braga, M. L. (orgs.), Brasília:Paralelo 15, 1998 (25-61)
Loureiro, Carlos Frederico; Layrargues, Philippe Pomier; Castro, Ronaldo Souza (orgs.) -
Pensamento complexo, dialética e Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.
MATURANA, Humberto. O que se observa depende do observador. In Willian Irwin Thompson. Gaia: uma teoria do conhecimento. São Paulo: Gaia, 2004.
QUINTAS, José Silva - Educação ambiental e cidadania in Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 2001, p.41-46.
SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI. In: BURSZTYN, M. (org.) Desenvolvimento sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1994.
REIGOTA, Marcos. Cidadania e Educação Ambiental. Psicologia e Sociedade. 20 Edição especial.p 61-69. Sorocaba. 2008
UNGER, Nancy Mangabeira - O Encantamento do Humano. Ecologia e Espiritualidade. São Paulo: Loyola, 1991.
ZANETI,I.C.B.B. As sobras da modernidade. CORAG. Porto Alegre. 2006.
VARELA. Francisco. O caminho faz a trilha. In William Irwin Thompson. Gaia: uma teoria do conhecimento (org.). São Paulo: Gaia, 2004.