Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ETNOBIOLOGIADISCIPLINA 205478

VER OFERTA

ÓrgãoECL Departamento de Ecologia
Código205478
DenominaçãoEtnobiologia
NívelGraduação
Início da Vigência em2018/0
Pré-requisitos ECL 123846 ECOLOGIA 1 OU
ECL 122441 METODOS EM BIOLOGIA 1 OU
ECL 126152 Meio Ambiente Fís Ecossistemas
EmentaInício da Vigência em 2012/1

Introdução, métodos e aplicações da Etnobiologia, que é o estudo do conhecimento e das conceituações desenvolvidas por sociedades humanas a respeito do mundo natural. Interações da Etnobiologia com Ciências Biológicas e Sociais. Espera-se que ao final da disciplina os alunos tenham conhecimentos básicos de etnobiologia, seus princípios e ferramentas de estudo e que sejam capazes de propor, interpretar e criticar estudos nesta área.

ProgramaInício da Vigência em 2012/2

A disciplina será composta por aulas teóricas e práticas, palestras, seminários apresentados pelos alunos e discussão de artigos científicos. Ao longo do semestre, os alunos planejarão e executarão uma pesquisa de campo, cujos resultados serão apresentados em sala

BibliografiaInício da Vigência em 2012/2

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Ricklefs, R. E. 2010. A Economia da Natureza. 6a. ed. Guanabara. Rio


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALBUQUERQUE, U.P., LUCENA, R.F.P. de e L.V.F.C. da CUNHA. 2008. Métodos e Técnicas na pesquisa etnobotânica. Editora Comunigraf.
AMOROZO, M. C. de Mello, L. C. MING e S. P. da SILVA.2002. Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, Etnoecologia e disciplinas correlatas. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista
ANDERSON, E.N.; Pearsall, D,; Hunn, E.; Turner, N. (Editores). 2011, Ethnobiology. Editora Wiley-Blackwell.
BERLIN, B. 1992. Ethnobiological classification: principles of categorization of plants and animals in traditional societies. Princeton University Press.
RIBEIRO, B. 1996. Etnobiologia. Etnobiológica brasileira. Edição atualizada do Handbook of South American Indians. V.1. Editora Vozes/FINEP.
Outras leituras serão disponibilizadas via Moodle.