Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOSDISCIPLINA 203289

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código203289
DenominaçãoPlanejamento e Gestão de Recursos Hídricos
NívelGraduação
Vigência2008/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

A Água e os Sistemas de Sustentação à Vida; O Ciclo Hidrológico e a Distribuição de Águas Doces no Planeta; Bacia Hidrográfica como Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos; Usos Múltiplos das Águas Superficiais e Subterrâneas; A Crise da Água; A Situação Atual dos Recursos Hídricos no Brasil: Distribuição, Usos Múltiplos, Impactos e Desafios; Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos: Instrumentos e ferramentas utilizadas no processo de gestão (planejamento, acompanhamento, controle, avaliação, negociação, gestão de conflitos, definição de papeis e atribuição de responsabilidades). Análise organizacional da Política Nacional de Recursos Hídricos. Novas Abordagens e Tecnologias; Produção de Água; Água no Terceiro Milênio: Perspectivas e Desafios. Essa disciplina desenvolverá estudos de caso e elaboração de projetos de extensão focados em instrumentos e ferramentas aplicados ao processo de gestão.

Programa

1. Introdução à gestão dos recursoshídricos, ciclohidrológico, distribuição das águas ?doces no planeta. A crise da água: distribuição das águasdoces no mundo e no Brasil; ?usosmúltiplos das águassuperficiais e subterrâneas;
2. A situaçãoatual dos recursoshídricos no Brasil: distribuição, usosmúltiplos, impactos ?e desafios; baciahidrográficacomounidade de gerenciamento de recursoshídricos.
3. Instrumentos e ferramentaspara o planejamento e gestão de recursoshídricos no Brasil.
4. PolíticaNacional de RecursosHídricos;
5. Novasabordagens e tecnologias; produção de água; reuso de efluentes e ?aproveitamento da água de chuva.

Bibliografia

Bibliografia básica:
BRAGAet al.; Introdução a Engenharia Ambiental. 2 Ed. Prentice Hall: São Paulo, 2005.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Secretaria de Recursos Hídricos. Os recursos físicos da terra.Bloco 4 Parte 1 Recursos Hídricos. Campinas: Ed. Unicamp, 2000.?
REBOUÇAS, A.; BRAGA, B. P. F. E TUNDISI, J. G. Águas Doces no Brasil: Capital Ecológico, Uso e Conservação. São Paulo: Ed. Escrituras, 2006.

Bibliografia Complementar:
ANA/PNUM. GEO Brasil Recursos Hídricos. Componente da série de relatórios sobre o estado e perspectivas do meio ambiente no Brasil. Brasília: ANA/PNUMA. 2007. Disponível em: http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2007/GEOBrasilResumoExecuti vo_Portugues.pdf?
BRAGA et al. - Introdução à engenharia sanitária e ambiental - 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.?
PHILIPPI Jr., A.; Romero, M. A.; Bruna, G. C. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Ed. Manole, 2004.?
PHILIPPI JR. A.; MALHEIROS.Saneamento, saúde e ambiente, fundamentos para um desenvolvimento sustentável.Barueri: Manole, 2005.