Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

AVALIAÇÃO EM PROJETOS DE COMUNICAÇÃODISCIPLINA 202649

VER OFERTA

ÓrgãoCOM Departamento de Comunicação Organizacional
Código202649
DenominaçãoAvaliação em Projetos de Comunicação
NívelGraduação
Início da Vigência em2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2018/1

Processos e instrumentos de avaliação de projetos de comunicação, diagnóstico, acompanhamento avaliação de impacto. Construção de indicadores e ferramentas de pesquisa para avaliação de projetos.

ProgramaInício da Vigência em 2010/1

UNIDADE I
(a) Sistema midiático, mercantilização cultural e poder;
(b) Apontamentos e noções gerais de avaliação em projetos de comunicação;
(c) Interfaces com a Administração.

UNIDADE II
(a) Avaliação de resultados em Comunicação Organizacional (conceitos e teorias);
(b) Mensurando ganhos: financeiros, de imagem e de credibilidade;
(c) Gestão da imagem corporativa: subsídios para avaliação de resultados.

UNIDADE III
(a) Procedimentos de avaliação em ComOrg;
(b) Modelos de avaliação para ComOrg;
(c) O clipping, o grupo focal, a entrevista em profundidade a auditoria de imagem na avaliação de projetos;
(d) -O papel das pesquisas de opinião para avaliação resultados.

UNIDADE IV
(a) Estudos de caso;
(b) Trabalho de Campo: Cases de Avaliação em Comunicação Organizacional no DF.

BibliografiaInício da Vigência em 2018/1

Bibliografia Básica

BUENO, Wilson da C. Auditoria de imagem na mídia. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2012. p. 345-363.
CEREZUELA, David. Planejamento e avaliação de projetos culturais: da ideia a ação. São Paulo: Edições Sesc, 2016. (Cap. 4)
GALERANI, Gilceana Soares Moreira. O desafio da avaliação de resultados em Comunicação Organizacional. Organicom, 2, 2005, p. 149-165.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Construção de indicadores qualitativos para Avaliação de mudanças. Revista Brasileira de Educação Médica, 33 (1), p. 83-91, 2009.
TRZESNIAK, Piotr. Indicadores quantitativos: reflexões que antecedem seu estabelecimento. CI. Inf., Brasília, 27 (2), p. 159-164, 1998.

Bibliografia Complementar

BERGER, A. A. Media and Communication Research Methods: an introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: Sage, 2000.
GALERANI, Gilceana Soares Moreira. Avaliação em comunicação organizacional. Embrapa: Brasilia, 2006
KUNSCH, M.M.K (Org). Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997.
LINDENMANN, W. K. An effectiveness yardstick to measure public relations success. Public Relations Quartely, 38 (1), 1993.
PMBOK, Guide. A Guide to the Project management body of knowledge. Project Management Institute: Pennsylvania, 2013.
TAVARES, M. C. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. Planejamento de comunicação integrada: Manual de sobrevivência para as organizações do século XX. São Paulo: Summus, 2009.