Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A SOCIEDADEDISCIPLINA 202631

VER OFERTA

ÓrgãoCOM Departamento de Comunicação Organizacional
Código202631
DenominaçãoGestão Estratégica para a Sociedade
NívelGraduação
Início da Vigência em2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2018/1

Comunicação como estratégia para a mudança social. Sociedade como espaço da organização da diversidade. Gestão como posicionamento institucional que se materializa como projeto. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia.

ProgramaInício da Vigência em 2010/1

Problematizar o fenômeno da comunicação a partir dos postulados das ciências sociais, para suscitar uma reflexão sobre o papel social dos profissionais da comunicação e, mais especificamente, da comunicação organizacional.

Pensar a sociedade como uma teia de significados que "constrói" a realidade humana, e os processos fundamentais da comunicação como a base sobre a qual se estabelecem as relações sociais.

Pensar a gestão estratégica para a sociedade em sua dimensão simbólica e material, como um posicionamento institucional que se materializa como projeto. Refletir sobre suas dimensões políticas, econômicas, socioculturais e comunicacionais, bem como sobre seu potencial contra-hegemônico e de resistência quando a estratégia e tática se convertem em operadores para a transformação social.

A proposta é cruzar os autores estudados com reflexões ligadas ao campo da comunicação e estudos organizacionais, bem como a questões relacionadas à contemporaneidade.

BibliografiaInício da Vigência em 2018/1

Bibliografia Básica

ARENDT, Hannah.As Origens do Totalitarismo: anti-semitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2012.

DOUGLAS, Mary.Como as instituições pensam. São Paulo: EDUSP, 2007.

HARVEY, David.Espaços de esperança.São Caetano do Sul: Difusão, 2008.

HOBSBAWN, Eric.Globalização, Democracia e Terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LENIN, Vladimir Ilitch et alli.Estratégia e tática.São Paulo: Anita Garibaldi, 1989.

RIBEIRO, Gustavo Lins.O capital da esperança: a experiência dos trabalhadores na construção de Brasília. Brasília: UnB, 2008.


Bibliografia Complementar
BARBOSA, Livia.Igualdade e Meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

BECKER, Howard S.Falando da Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

HOLSTON, James.A cidade modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LAFUENTE, Antonio; JIMÉNEZ, Alberto Corsín. Comunidades de atingidos, o comum e o dom expandido.Revista Galáxia, São Paulo, n. 21, p. 10-25, jun. 2011. Disponível emhttp://digital.csic.es/bitstream/10261/37828/1/comunidades_atingidos_dom_expandido.pdf

SEN, Amartya.Desigualdade Reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2008

ZIZEK, Slavoj.Às Portas da Revolução: escritos de Lênin de 1917. São Paulo: Boitempo, 2005.