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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PESQUISA EM OPINIÃO E MERCADODISCIPLINA 202592

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ÓrgãoCOM Departamento de Comunicação Organizacional
Código202592
DenominaçãoPesquisa em Opinião e Mercado
NívelGraduação
Início da Vigência em2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2018/1

A importância e o significado das pesquisas de opinião e mercado em sua interface com a comunicação. A ideia de opinião e suas concepções-chaves. Pesquisa de opinião, Internet, mídias sociais e big data.

ProgramaInício da Vigência em 2010/1

UNIDADE I
" Interesse público, mercado e comunicação;
" Conceitos de marketing e a importância da informação;
" Definição de pesquisa de marketing; componentes e etapas;
" Sistema de Informações de Marketing (SIM): funções e tipos de informações.

UNIDADE II
" Conceitos e tipos de pesquisa de marketing;
" A questão do comportamento do consumidor;
" O processo de pesquisa: formas de adquirir conhecimento;
" Classificação dos tipos de pesquisa.

UNIDADE III
" Coleta de dados: tipos, fontes e formas;
" Fontes de dados em pesquisas de marketing;
" Formulários para Observação de Tendências (Trend Spotting Check List);
" Noções gerais sobre amostragem e tipos de amostras.

UNIDADE IV
" Coleta e processamento de dados;
" Análise dos dados e comunicação dos resultados;
" Trabalho de Campo: Exercício Prático de Pesquisa de Marketing (em Equipe

BibliografiaInício da Vigência em 2018/1

Bibliografia Básica

BERGER, Jonah. Contágio: por que as coisas pegam. Rio de Janeiro: Texto Editores, 2014 (Cap. 1).
ALMEIDA, Alberto Carlos. Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião. Rio de Janeiro: FGV, 2003 (Cap. 2, 3 e 4).

BORDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. In: THIOLLENT, Michel. Critica metodológica, investigação social & enquete operaria. São Paulo: Polis, 1980, p. 137- 151.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: foco na decisão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 (cap. 1 e 3)

MAYER-SCHONBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2013 (Cap. 1 e 2).

NOVELLI, Ana Lucia Romero. Pesquisa de opinião. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 164-179.

PINHEIRO, Roberto Meirelles et al. Pesquisa de mercado: Rio de Janeiro: FGV, 2011. (Cap. 2, 3 e 4).

Bibliografia Complementar

ADLER, Max K. A Moderna Pesquisa de Mercado. São Paulo: Pioneira Editora, 1964. BOYD, Harper W; WESTFALL, Ralf. Pesquisa mercadológica, textos e casos. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
BUENO, Wilson da Costa (Org.). Estratégias de Comunicação nas Mídias Sociais. Barueri: Manole, 2015.

BRUNO. Fernanda. Monitoramento, classificação e controle nos dispositivos de vigilância digital. In: ANTOUN, Henrique. (Org.). Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: M53auad X, p. 167-182.

CHAMPAGNE, Patrick. Formar a opinião: o novo jogo politico. Petrópolis: Vozes, 1993.

DIJCK, José van. The Culture of Connectivity: A Critical History of Social Media. Oxford e Nova York: Oxford University Press, 2013.

FIGUEIREDO, Suzel. A construção dos métodos de diagnóstico e mensuração para a Comunicação corporativa. Organicom, 2, 2005, p. 188 a 201.

FLYVERBOM, Mikkel. Disclosing and concealing: internet governance, information control and the management of visibility. Internet Policy Review, 5(3), 2016, p. 1-15.

NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada: como gerenciar imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. Rio de janeiro: Mauad, 2000.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. Rio de Janeiro. Elsevier, 2012.

SAFKO, Lon. The fusion Marketing bible: fuse traditional media, social media, and digital media to maximize marketing. Nova York: 2013.

SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson, 2007.

ZERBACK, Thomas; FAWZI, Nayla. Can online exemplars trigger a spiral of silence? Examining the effects of exemplar opinions on perceptions of public opinion and speaking out. New Media & Society, p. 1-18, 2016.