Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

CRIAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADEDISCIPLINA 202576

VER OFERTA

ÓrgãoCOM Departamento de Comunicação Organizacional
Código202576
DenominaçãoCriação em Comunicação e Publicidade
NívelGraduação
Vigência2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Conceitos, abordagens e técnicas de criatividade. Geração, avaliação, aprimoramento e implementação de ideias na comunicação.

Programa

Criatividade e criação.
Aprendizagem criativa.
Comportamento criativo.
A influência de fatores cognitivos, conativos, emocionais e ambientais sobre a criatividade.
Criatividade entre profissionais e processos de produção e consumo de produtos da comunicação.
Criatividade e inovação nas organizações.
Criação de estratégias, ações e peças para diferentes gêneros da comunicação.

Bibliografia

Bibliografia Básica

Alencar, Eunice M.L.S.; Fleith, Denise S. Criatividade – múltiplas perspectivas. (3. ed.). Brasília: Editora UnB, 2003.

LUBART, Todd. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MARcHIORI, Marlene (org.). Conhecimento e mudança. Rio de Janeiro: Difusão Editora; Editora Senac, 2014.

Bibliografia Complementar

Alencar, Eunice M.L.S. et al. Medidas de criatividade – teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BRUNO-FARIA, Maria de Fátima. Criatividade, inovação e mudança organizacional. In: LIMA, Suzana Maria Valle. (Org.). Mudança organizacional: teoria e gestão. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 111-141.

Carrascoza, João Anzanello. Do caos à criação publicitária – processo criativo, plágio e ready-made na publicidade. São Paulo: Saraiva, 2008.

PREDEBON, Jose. Criatividade – abrindo o lado inovador da mente. São Paulo: Atlas, 2010.
WAITEMAN, Flávio. Manual prático de criação publicitária. São Paulo: Nobel, 2005.