Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM MARKETINGDISCIPLINA 202568

VER OFERTA

ÓrgãoCOM Departamento de Comunicação Organizacional
Código202568
DenominaçãoPlanejamento e Gestão em Marketing
NívelGraduação
Início da Vigência em2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2018/1

Planejamento, estratégia e gerenciamento de marketing, incluindo análise de cenários e tendências, segmentação, gestão da marca e noções de empreendedorismo e startups.

ProgramaInício da Vigência em 2018/2

a. Noções Básicas de Marketing.
Conceito e aplicações
O Composto de Marketing ou marketing mix
Análise de mercado consumidor e organizacional
Segmentação

b. Gestão da Marca
Brand equity
Estratégia de branding
Posicionamento

b. Marketing e as novas tendências
Marketing de Serviços
Marketing de Relacionamento (CRM)
Responsabilidade Social e ambiental

d. Planejamento de Marketing
Planejamento estratégico corporativo
Planejamento estratégico de unidades de negócios
Planejamento de produto e conteúdo do plano de marketing

e. Empreendedorismo e Startups/ Plano de Negócios

BibliografiaInício da Vigência em 2018/1

Bibliografia Básica

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12a edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

RIES, Erick. A Startup Enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem sucedidas. São Paulo: Lua de Papel,2012.

TORRES, Claúdio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Editora Novatec, 2009

Bibliografia Complementar

BELISÁRIO, Kátia. Responsabilidade Social de fato ou de aparência: os desafios do marketing social. In: MOURA, Dione et alli. Comunicação e Cidadania. Brasília: Editora Francis, 2011.

COUTO, Katia Maria Belisário. Marketing Sob Medida. Brasília: Editora Fortium, 2008.

DANTAS, Edmundo Brandão. Marketing Descomplicado. Distrito Federal: Editora
Senac, 2005.

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa: uma ideia, uma paixão, um plano de negócios. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2012.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen.Marketing de Serviços: Pessoas, Tecnologia e Resultados. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2001.