Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

INSTRUMENTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALDISCIPLINA 202550

VER OFERTA

ÓrgãoCOM Departamento de Comunicação Organizacional
Código202550
DenominaçãoInstrumento da Comunicação Organizacional
NívelGraduação
Início da Vigência em2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2018/1

Diagnóstico de Comunicação nas organizações. Elaboração de Plano de Comunicação: as dimensões técnica, estratégica e ético-política. Manual de Identidade Visual. Plano de Mídias Sociais. Vídeo Institucional. O uso de impressos na Comunicação Organizacional. Outros instrumentos de Comunicação Organizacional.

ProgramaInício da Vigência em 2010/1

I - Conhecendo o cliente: um mergulho no Terceiro Setor
As características do Terceiro Setor. A auditoria de imagem de uma Organização Não Governamental, Comunitária ou Oscip.

II - O meio impresso na Comunicação Organizacional
Vale a pena utilizar o impresso? Limites e possibilidades do meio. Produção de um informativo.

III- A caixa preta das mídias sociais na Comunicação Organizacional
Breves apontamentos sobre mídias sociais. Quando usá-las. Os custos, os limites e as possibilidades dessa opção. Relatório de seleção de mídias sociais.

IV - Marketing e promoção de eventos e assessoria de imprensa
O cenário de oportunidades do marketing comunitário e a produção de eventos como um modo de fortalecer a marca e gerar mídia espontânea.

V - Vídeo institucional
Discussão sobre formato, objetivos e características.

BibliografiaInício da Vigência em 2018/1

Bibliografia Básica

BRUNO-FARIA, Maria de F.; VARGAS, Eduardo R.; MARTÍNEZ, Albertina M. (Orgs.). Criatividade e inovação nas organizações: Desafios para a Competitividade. São Paulo: Atlas, 2013.

CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. (Orgs). Handbook de estudos organizacionais - Volume 1. Atlas, São Paulo, 1998.

CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. (Orgs). Handbook de estudos organizacionais - Volume 2. Atlas, São Paulo, 2001.

TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estruturas, planejamento e técnicas. Ed. Summus, São Paulo, 1986.


Bibliografia Complementar

Glaveanu, Vlad Petre. (Org.). The Palgrave handbook of creativity and culture research. London: Palgrave Macmillan, 2016.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações públicas e modernidade: Novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997.