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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDEDISCIPLINA 202002

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ÓrgãoFCE UnB - Faculdade da Ceilândia
Código202002
DenominaçãoInformação, Educação e Comunicação em Saúde
NívelGraduação
Vigência2008/2
Pré-requisitos FCE 180912 Fund da Educação em Saúde
Ementa


Destaca o campo da informação, da educação e da comunicação em saúde, com ênfase para a interconexão entre eles. Trabalha os conceitos de tecnologia educacional, educação tecnológica em saúde e educação popular. Oportuniza a reflexão e a compreensão das características da produção, disseminação e popularização de conteúdos e de conhecimentos acumulados sobre práticas e modos de viver saudáveis, como ações estratégicas e importantes para a ampliação do acesso dos sujeitos e das populações às ações educativas em saúde, com destaque para a participação comunitária no controle social de políticas públicas de saúde.

Programa


Módulo I - O uso de novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas às práticas educativas em saúde
Mídia e saúde
Tecnologia educacional em saúde;
Processo ensino-aprendizado e uso criativo dos meios de comunicação em favor da promoção da saúde;
Internet e saúde;
Educomunicação;
Módulo II - Materiais educativos
Acesso democrático dos cidadãos à produção e difusão da informação em saúde;
Rádio comunitária;
Vídeo educativo;
Linguagens artísticas e educação.
Características e funções de materiais educativos impresssos e audiovisuais.
Módulo III - Educação Popular e Saúde
Linguagens e saberes populares na produção educativa em saúde;
Práticas populares e mobilização comunitária;
As ações de informação, educação e comunicação voltadas à construção da cidadania e ao controle social das políticas públicas e sociais;
Democratização e popularização das práticas educativas mediadas pelos meios de comunicação de massa.


Bibliografia


Bibliografia Básica:

1.ARAUJO, INESITA SOARES DE. Comunicação e Saúde. Coleção Temas em saúde. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2007.
2.BORDENAVE, Juan E. O que é comunicação. São Paulo, Editora Brasileinse, 2001.
3.SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e Pesquisa. São Paulo, BlueCom Editora, 2010.

Bibliografia Complementar:

1 .ALMEIDA, M.E.B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação & Pesquisa. São Paulo, v. 29, nº 2, p. 327-340, jul./dez. 2003.
2.MORAES, Ilara Hämmerli Sozzi de e GOMEZ, Maria Nélida González de. Informação e informática em saúde: caleidoscópio contemporâneo da saúde. Ciênc. saúde coletiva, maio/jun. 2007, vol.12, no.3, p.553-565. ISSN 1413-8123.
3.MORIN, E. Educação e complexidade: os setes saberes e outros ensaios.São Paulo: Cortez, 2002.
4.PARREIRA, C. e SOUSA, M.F. de. As ações de Informação, Educação e Comunicação em Saúde - das práticas populares ao uso das novas tecnologias. In: MENDONÇA, A.V. SOUSA, M.F. de., PARREIRA, C. e SIMEÃO, E. Comunicação da Informação em Saúde: Aspectos de qualidade. Brasília: Editora do Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.
5.PITTA, Áurea Maria da Rocha e RIVERA, Francisco Javier Uribe. Sobre pontos de partida: planejamento em comunicação e integralidade da atenção em saúde. Interface (Botucatu), jul./dez. 2006, vol.10, no.20, p.395-410. ISSN 1414-3283.
6.RANGEL-S, Maria Ligia. Comunicação no controle de risco à saúde e segurança na sociedade contemporânea: uma abordagem interdisciplinar. Ciênc. saúde coletiva, set./out. 2007, vol.12, no.5, p.1375-1385. ISSN 1413-8123.