Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ECOSSISTEMAS TERRESTRES AQUATICOS E INTERFACESDISCIPLINA 201090

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código201090
DenominaçãoEcossistemas Terrestres Aquaticos e Interfaces
NívelGraduação
Vigência2006/1
Pré-requisitos FUP 193534 Fund Ec Populações Comunidades
Ementa

Conceito de ecossistema. Estrutura do ecossistema. Classificação dos ecossistemas. Caracterização dos ecossistemas: aquáticos continentais (naturais e artificiais): rios, lagos, reservatórios; interfaces. Caracterização do ecossistema marinho e interfaces. Caracterização dos ecossistemas terrestres e interfaces. Ciclagem de materiais nos ecossistemas ecológicos (aquáticos continentais, marinho e terrestre e interfaces). Modelos de fluxo de energia e matéria. Populações e comunidades nos ecossistemas aquáticos e terrestres; gradientes geográficos; ectones; efeito de borda. Zonação e Gradiente em ecossistemas de interfaces Estratégias de desenvolvimento dos ecossistemas. Sucessão de espécies. Clímax e equilíbrio nos ecossistemas. Estabilidade e Caus. Estudo de ecossistemas em diferentes escalas. Influência de distúrbios e avaliação da resistência e resiliência de ecossistemas. Dinâmica de ecossistemas. Componentes e processos (fluxo de energia e matéria). Diversidade de espécies nos sistemas ecológicos (aquáticos continentais, marinho, terrestre e interfaces). Populações e comunidades em gradientes geográficos; ecotones; efeito de borda. Mudanças ambientais globais. Manejo de ecossistemas.

Programa

A proposta desta disciplina é oferecer subsídios para entender os padrões e processos que regulam as distribuições de espécies e suas abundâncias e quais os efeitos da diversidade biológica na estrutura e funcionamento de ecossistemas. Diante deste contexto, torna-se fundamental o conhecimento científico sobre os ecossistemas naturais e antrópicos para o gerenciamento adequado dos recursos naturais.

Bibliografia

BEGON, M.; HARPER, J. L.; TOWNSEND, C. R. Ecologia - de Indivíduos a Ecossistemas. Porto Alegre: Artmed. 2007.
ODUM, E. P.; Barrett, G.W. Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Thomson. 2005.
Chapin III, F. S.; Matson, P. A.; Mooney, H. A. 2002. Principles of terrestrial ecosystem Ecology. New York: Springer-Verlag.
Complementar
ARCHIBOLD, O. W. Ecology of world vegetation. London: Chapman & Hall. 1996.
BICUDO, C.; BICUDO, D. Amostragem em Limnologia. São Carlos: Rima. 2004.
CARMOUZE, J-P. O metabolismo dos ecossistemas aquáticos: fundamentos teóricos, métodos de estudo e análises químicas. São Paulo: Edgard Blücher Ltda/FAPESP. 1994.
CRAWLEY, M. J. Plant Ecology. Oxford: Blackwell Science Ltda. 1997.
KILLHAM, K. Soil-plant relationships: an ecological approach. Timber Press; 1995.
KREBS, C. J. Ecology. New York: Harper & Row. 1985.
PROCTOR, J. Mineral nutrientes in tropical forest and savanna ecosystems. Oxford London. Blackwell Scientific Publications. 1989.
RICKLEFS, R. A Economia da Natureza. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2003.
ROHDE, G. M.. Geoquímica Ambiental e estudos de impacto. São Paulo: Signus. 2000.
TUNDISI, J. G.; TUNDISI, T. M. Limnologia. São Paulo : Oficina de Textos. 2008.