Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTODISCIPLINA 200361

VER OFERTA

ÓrgãoCOM Departamento de Comunicação Organizacional
Código200361
DenominaçãoIntrodução ao Planejamento
NívelGraduação
Início da Vigência em2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2018/1

Estudo das principais escolas e correntes teóricas do planejamento. A natureza do planejamento e suas relações com a política, a economia e a sociedade brasileira. Caracterização de planos, programas e projetos em níveis estratégico, tático e operacional. Noções de cenários e tendências em planejamento.

ProgramaInício da Vigência em 2010/1

a. Como surgiu o planejamento e sua evolução na sociedade.
" Histórico
" Conceitos
" Características
"
b. O papel do planejamento nas organizações.
" Objetivos e desafios organizacionais
" Estratégias organizacionais
" Políticas organizacionais
"
c. Como se faz um planejamento, os seus níveis.
" Análise
" Elaboração
" Cronograma
" Controle
" Avaliação
"
d. Noções de Planejamento de marketing, Planejamento de Comunicação e Planejamento de Campanha.

BibliografiaInício da Vigência em 2018/1




Bibliografia Básica

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce W.; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000. 299 p

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12a edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MATUS ROMO, Carlos. Política, Planejamento & Governo. 3. ed. Brasília : IPHAE, 1997. 2 v. (Série IPEA)

Bibliografia Complementar

KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 821 p.

KUNSCH, Margarida. Relações Públicas e modernidade: novos paradigmas da comunicação organizacional São Paulo: Summus, 1997

LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2003.