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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

INTRODUÇÃO AO MARKETINGDISCIPLINA 200336

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ÓrgãoCOM Departamento de Comunicação Organizacional
Código200336
DenominaçãoIntrodução ao Marketing
NívelGraduação
Início da Vigência em2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2018/1

Os princípios e as noções iniciais do marketing. Os conceitos fundamentais. As tendências do mercado consumidor e da sociedade.

ProgramaInício da Vigência em 2010/1

a. Noções iniciais de Marketing.
" Os principais conceitos de marketing
" Composto de Marketing
" Produtos,Preços,Canais de Marketing, Promoção

b. A comunicação integrada para promover a imagem das organizações públicas e privadas.
" Comunicação Integrada - conceitos
" Mix de comunicação e marketing

c. Sistema de Informações de Marketing

d. Os diversos tipos de Marketing e as ferramentas para trabalhar junto a diversos públicos.

BibliografiaInício da Vigência em 2018/1



Bibliografia Básica

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo : Pearson, 2011
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan & SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LOVELOCK, Christopher H. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia.São Paulo: Pearson, 2011.

Bibliografia Complementar

CHURCHILL Jr, Gilbert A; PETER, J.Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2011.

CORREA, Roberto. Comunicação integrada de marketing: uma visão global. São Paulo: Saraiva, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing : conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTINS, José Roberto. Branding: um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. GlobalBrands. Disponível em: http://www.globalbrands.com.br/artigos-pdf/livro-branding-o-manual-para-voce-criar-gerenciar-e-%20avaliar-marcas.pdf

VAZ, Gil Nuno. Marketing institucional: o mercado de ideias e imagens. São Paulo: Pioneira, 2003.