Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ÉTICA, LEGISLAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIALDISCIPLINA 200328

VER OFERTA

ÓrgãoCOM Departamento de Comunicação Organizacional
Código200328
DenominaçãoÉtica, Legislação e Responsabilidade Social
NívelGraduação
Início da Vigência em2018/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2018/1

Conceitos de ética em diferentes sociedades e contextos. Diferenças entre ética e moral. Éticas normativas e não-normativas. Códigos de ética. A Ética em ambientes organizacionais. Ética e responsabilidade social. Ética nos meios de comunicação. Comunicação e pactos éticos.

ProgramaInício da Vigência em 2010/1

I - Ética: meta ou mito
A história do conceito - principais pensadores que abordaram o tema;
Impasses da ética: separação da moral, da ciência e da religião.

II- Responsabilidade social: a ética das empresas
A história do conceito - principais pensadores que abordaram o tema;
Impasses da responsabilidade social: o meio ambiente, os direitos dos trabalhadores, as discriminações raciais, por gênero e etárias.

BibliografiaInício da Vigência em 2018/1



Bibliografia Básica

ASHLEY, Patrícia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo, SP: Saraiva, 2004. xxv, 205 p. ISBN 8502034928.

GOLDSTEIN, Ilana. Responsabilidade social: das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Ática, 2007.

SILVEIRA, Elisabeth; MURASHIMA, Mary. Comunicação empresarial. Rio de Janeiro: FGV Ed., 2012. 517 p. (FGV universitária). ISBN 9788522509270.

Bibliografia Complementar

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003.

FERREL, O. C.; FRAEDRICH, John; FERREL, Linda. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001

FERNANDES, Rubem César. Privado porém público: o terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

HABERMAS, Jünger. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

MELLO NETO, Francisco. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

SILVA, Luiz Martins da (Org.). Direito à comunicação. Brasília: Casa das Musas, 2004.

VIDAL, Delcia Maria Mattos de. Imprensa, jornalismo e interesse público: perspectivas de renovação (a notícia cidadã). Tese de Doutoramento apresentando junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM/UnB). Brasília: UnB, 2009.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.