Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ESTUDOS LITERÁRIOS 1: LITERATURA E NAÇÃODISCIPLINA 199249

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código199249
DenominaçãoEstudos Literários 1: Literatura e Nação
NívelGraduação
Vigência2015/1
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Estudo da produção literária e da sua constituição como objeto estético, político, social e histórico que formula, pela sua dialética básica entre cosmopolitismo e localismo, o dilema e a lógica contraditória da nação e do modo de ser do povo brasileiro.

Programa

Promessa de felicidade; Literatura e nação como destino do País Novo; Arte, propriedade privada e promessa de felicidade; Formas estéticas da e para sociedade moderna: lirismo e sujeito de direito; romance e burguesia; Estratégias estéticas para acionar as engrenagens da felicidade: mundialização da literatura e colonização estética de formas nativas; Dialética constitutiva da produção literária em região periférica: Cosmopolitismo versus Localismo; Ilustração à brasileira: emancipação pela arte no país da escravidão; Originalidade e cópia na literatura periférica: forma aguda de dependência na independência; Receita para a invenção de um passado para o País Novo: nacionalismo, indianismo e exotismo; Romance brasileiro e mapeamento do país que não existe; Dialética da malandragem: o modo de ser brasileiro e a memória do que ainda não aconteceu.

Bibliografia

ARANTES, Paulo Eduardo. "Providências de um crítico literário na periferia do capitalismo". In: ARANTES, Otília et alli. Sentido da formação: três estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Mello e Souza e Lúcio Costa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
AUERBACH, Erich. Dante, poeta do mundo secular. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
CANDIDO, Antonio. "A literatura de dois gumes". In: A Educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Editora Ática, 2000.
______. "Dialética da malandragem". In: O discurso e a cidade. SP: Duas Cidades, 1998.
______. Formação da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1997, v.1 e 2. (trechos selecionados).
______. "Introdução". In: Iniciação à Literatura Brasileira. São Paulo: Humanitas Publicações, 1997.
SCHWARZ, Roberto. "Pressupostos, salvo engano, de 'dialética da malandragem' ". In: Que horas são? São Paulo: Companhia das letras, 1987.
ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. São Paulo: Ática, 1998.
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 1998.
______. Senhora. São Paulo: Ática, 1991.
ASSIS, Machado de. Helena. São Paulo: Ática, 1979.
DURÃO, José de Santa Rita. Caramuru. São Paulo: Martins Fontes, 2005.