Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEMDISCIPLINA 198579

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código198579
DenominaçãoDesenvolvimento Humano e Aprendizagem
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Aspectos culturais, neurológicos e psicológicos do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Estudos específicos sobre o ciclo da adolescência e juventude.

Programa

Concepções de desenvolvimento humano e de aprendizagem.
Estudo do cérebro e do sistema nervoso e suas implicações para a educação.
Estudo da cultura e suas implicações para a educação.
Estudo da psicologia e suas implicações para a educação. Ênfase nas funções centrais no desenvolvimento humano (Vygotsky): memória, atenção, imaginação e percepção.
Estudos específicos sobre desenvolvimento e aprendizagem nos ciclos da adolescência e juventude.
A escola como espaço pedagógico de desenvolvimento e aprendizagem.
Arte, simbolização e aprendizagem.
Tópicos sobre atendimento pedagógico às pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais.

Bibliografia

AMARAL, Lígia Assunção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Júlio (org.). Diferenças e preconceitos na escola. Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2000.
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas. Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.
COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar (vol. 3). Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
______. Desenvolvimento psicológico e educação (Vol 2). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
LIMA, Elvira Souza. Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola: aspectos culturais, neurológicos e psicológicos. São Paulo: Editora Sobradinho 107, 2002.
MATURAMA, Humberto e VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do conhecimento humano. Campinas: PSY, 1995.
MOLON, Susana I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. São Paulo: Educ/Fapesp, 1999.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
PAPALIA, D. & OLDS, S. Desenvolvimento humano. 7ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
STAINBACK, Susan & STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: ARTMED Editora, 1999.
WALLON, Henri. Henri Wallon - seleção de textos. São Paulo: Ática, 1986. (Organizado por M. Werebe e J. Nadel-Brulfert e traduzido por Elvira Souza Lima)
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
______. Psicologia pedagógica: edição comentada. Porto Alegre: ARTMED, 2003.