Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

TEORIA PEDAGÓGICA 3DISCIPLINA 197602

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código197602
DenominaçãoTeoria Pedagógica 3
NívelGraduação
Vigência2016/1
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Estudos sócio-histórico-antropológicos sobre a forma escolar de educação e sobre os sujeitos da educação básica.

Programa

Sujeitos da Educação Básica: estudos sobre juventude e escola.
Análise da escola na sociedade atual: o mundo capitalista e as contradições atuais; educação e sociedade; concepções neoliberais e pós-modernas na educação; teorias pedagógicas e a organização do trabalho pedagógico. Alternativas de romper com a lógica capitalista de escola. Atualidade das reflexões de perspectiva socialista. Consideração aos sujeitos concretos da escola hoje. Chaves para estudo de experiências de transformação da escola de Educação Básica.

Bibliografia

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas. Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia: A juventude é apenas uma palavra. Rio de Janeiro: Marco Zero Limitada, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 3a ed., Petrópolis: Vozes, 2001.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
ENGUITA, Mariano. Trabalho, escola e ideologia. Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREITAS, Luiz Carlos. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, 80, 2002.
GROPPO, Luis Antonio. Juventude: Ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de Janeiro: Difel, 2000.
KEHL, Maria Rita. A juventude como sintoma da cultura. Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação; In: Novaes, Regina; Vannuchi, Paulo. Colocar aqui o nome da obra (em negrito). São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
PETITAT, André. A produção da escola/produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PISTRAK. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense. 1981.
REGO, Teresa Cristina. Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis: Vozes, 2003.
SACRISTAN, J. Gimeno. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
VALLE, Lílian do. A escola imaginária. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
VINCENT, Guy, LAHIRE, Bernard e THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 33, jun. 2001