Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 1DISCIPLINA 197076

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código197076
DenominaçãoPráticas Pedagógicas 1
NívelGraduação
Vigência2015/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Espaço interdisciplinar e transdisciplinar articulado a realidade vivenciada pelos educandos no curso e a prática pedagógica da escola. Didática, planejamento e avaliação. Preparação dos estágios e oficinas de capacitação pedagógica. Estudo das experiências pedagógicas da Educação do Campo.

Programa

Construção de materiais didáticos para prática docente; Planejamentos: objetivos, metodologias, avaliações, projetos; Estudo e construções para pesquisa nas comunidades; Pesquisa nas comunidades para preparação da prática docente e conhecimento dos espaços de gestão da escola.

Bibliografia

AZEVEDO, Maria Amélia & GUERRA, Viviane de Azevedo. Violência Doméstica na Infância e Adolescência. SP: Robe Editorial, 1995.
ANDRADE, Carlos Drummond. 100 poemas/Carlos Drummond de Andrade. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
BENJAMIN, César, CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação Básica do campo: projeto popular e Escolas do Campo. V.3. Brasília: Editora, 1999.
BOAL, Augusto. O Arco-Íris do Desejo: o método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O trabalho de saber: cultura camponesa e escola rural. São Paulo: FTD, 1990.
CALDART, Roseli Salete. Como fazer a escola que queremos: o planejamento. São Paulo: ANCA, 2002.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 05. Brasília: Editora, 2004.
CARLBERG, S. - "Pensando no Fracasso Escolar"- Revista Psicopedagogia - Vol.1, N° 35, 1996.
CASTRO, A. D. e CARVALHO, A.M.P. (Org.) Ensinar a Ensinar: Didática para a escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira, 2002.
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. 8a ed., São Paulo: Moderna, 1999.
CURY, A. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de janeiro: Sextante, 2003.
DUARTE, Newton. Vigotsky e o "aprender a aprender" crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. São Paulo: Editora Autores associados, 2004.
KRAMER, Sonia; Souza, Solange Jobim. O debate Piaget/Vigotsky e as políticas educacionais. Cadernos de pesquisa. São Paulo: Cortez, nº 77, maio 1991.
FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. Cortez. São Paulo. 1993.
FERREIRA, M. Formação Docente em Ciências. Rio de Janeiro: EDUFF, 2003.
GILLIGAN, Carol. Uma voz diferente: psicologia da diferença entre homens e mulheres da infância à idade adulta. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1982.
GLEISER, Marcelo. Retalhos Cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
HOLZMAN, Lois; Newman, Fred. Lev Vygotsky cientista revolucionário. São Paulo: Loyola, 2002.
LIMA, Elvira Souza. Desenvolvimento e aprendizagem na escola: aspectos culturais, neurológicos e psicológicos. São Paulo: Grupo de estudos do Desenvolvimento humano, 1997, Série "Separatas".
LAVADO, Joaquim Salvador ( Quino). Mafalda Inédita. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Molon, Susana I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. São Paulo: Educ/Fapesp, 1999.
NICOLA, Jose; TERRA, Ernani - 1001 Dúvidas de Português. Cidade: Editora Saraiva, 2000.
OLIVEIRA, Marta K. de, LA TAILLE,Yves, DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Ed., 1992.
OLIVEIRA, Marta K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
PHILIPPE PERRENOUD. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
QUINTANA, Mário. Poesias. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1966.
SANTOS, Clarice Aparecida dos Santos. LUZ, Dioclécio (org) Poética Brasileira: coleção de poemas e poesias do Brasil. Cidade: A3 Gráfica e Editora Ltda, 2005.
SMOLKA, Ana Luiza B., GÓES, Maria Cecília R. de (orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.
SORDI, Rose. Magistrando a Língua Portuguesa , Volume 1,2,3. Cidade: Editora Moderna, 1991.
VEIGA, Ilma Passos A. (org). Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma construção possível.Campinas: Papirus, 1995.
VIGOTSKI, L.S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004
VYGOTSKY, Lev S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VIGOTSKI, Lev S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999