Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PESQUISA E MEMÓRIA 1DISCIPLINA 197068

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código197068
DenominaçãoPesquisa e Memória 1
NívelGraduação
Vigência2015/0
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

História e memória do território. O trabalho com a memória nos territórios. Conceitos de Território. Territorialidade e identidade nos territórios. Processos de (des)territorialização e reterritorialização. Noções básicas de metodologia científica.

Programa

Conceito de história e memória; Conceito de território; (Re)construção da história e memória nos territórios: memória familiar; Dimensões do território e sua relação com a história e memória do território camponês; Territorialidade e identidade nos territórios

Bibliografia

Referências Básicas
DELGADO, LUCÍLIA DE ALMEIDA NEVES. História, memória e sujeito: substratos da identidade. In: Revista História Oral. São Paulo: Associação Brasileira de História Oral, n. 03, junho, 2000.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
SÁ, LAIS MOURÃO. Terra, território, territorialidade no modo de vida e na identidade cultural camponesa. Planaltina-DF: Faculdade UnB Planaltina, 2010.
SARAIVA, REGINA COELLY F. História, memória e identidade. In: OLIVEIRA Filho, João Batista (orgs.) Memórias de gerações. Brasília: Fundo Nacional de Cultura - MinC, 2013.
Referências Complementares
DAVIES, NICHOLAS. As camadas populares nos livros de História do Brasil. In: PINSKY Jaime (org.) O ensino de história e a criação do fato. SP:Contexto,2001.
LOURENÇO, ELAINE; FRANZINI, FÁBIO. Narradores de Javé - entre a memória e a história. In: SILVA, MARCOS; RAMOS, ALCIDES FREIRE. (orgs) Ver História: o ensino vai aos filmes. SP: Hucitec, 2011.
MAGALHÃES, NANCY ALESSIO. Marcas da terra, marcas na terra. Um estudo da terra como patrimônio cultural e histórico. Guarantã do Norte (1984-1990). Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2013.