Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ESCOLA E EDUCAÇÃO DO CAMPO 1DISCIPLINA 197041

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código197041
DenominaçãoEscola e Educação do Campo 1
NívelGraduação
Vigência2015/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Constituição histórica da Educação do Campo como prática social e categoria teórica. Questões do debate atual sobre Educação do Campo.

Programa

Educação do Campo e Educação Rural: percurso histórico e conceitos fundamentais.
Educação do Campo: política pública e projeto político-pedagógico.
Educação do Campo, Movimentos Sociais e Estado.
Relação entre projeto de campo, projeto de educação e seus sujeitos.
Lugar da escola no projeto de campo.

Bibliografia

Referências
ARROYO, Miguel, FERNANDES, Bernardo Mançano. Por uma Educação Básica do campo: a Educação Básica e o movimento social no campo. V.2. Brasília: Editora, 1999.
ARROYO, Miguel, CALDART, Roseli Salete e MOLINA, Mônica Castagna (orgs) Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O trabalho de saber: cultura camponesa e escola rural. São Paulo: FTD, 1990.
BENJAMIN, César, CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação Básica do campo: projeto popular e Escolas do Campo. V.3. Brasília: Editora,1999.
CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do Estado no meio rural - traços de uma trajetória. In.: THERRIEN, Jacques e DAMASCENO, Maria Nobre (coords) Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993, pág. 15-40.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 05. Brasília: Editora, 2004.
GRITTI, Silvana. O papel da escola primária rural na penetração do capitalismo no campo. Dissertação de Mestrado. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 1999. (Mestrado em Desenvolvimento Social)
HALL, Robert King. Observações e impressões sobre o ensino rural no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro (38): 11-125, jan/abr de 1950.
HALL, Robert King. Educação Rural: tópicos para estudo e análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro (39): 2-40, maio/ago de 1950.
KOLLING, Edgar, Nery, MOLINA, Mônica Castagna (Orgs). Por uma Educação Básica do campo. V.1. Brasília: Editora, 1999.
KOLLING, Edgar Jorge, CERIOLI, Paulo Ricardo e CALDART, Roseli Salete (orgs). Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. V. 4. Brasília: Editora, 2002.
MOLINA, Mônica Castagna (org.) Educação do Campo e Pesquisa. Questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.