Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

POLITICA EDUCACIONAL 1DISCIPLINA 197033

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código197033
DenominaçãoPolitica Educacional 1
NívelGraduação
Vigência2016/1
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Estudo crítico sobre o processo de constituição e implementação das políticas públicas. O papel do Estado na formulação das políticas educacionais. Análise crítica e contextualizada das políticas pública no Brasil e formas de organização da Educação Básica e Superior. Educação Rural e introdução aos marcos normativos da educação do campo.

Programa

Políticas de Estado e Políticas de Governo; Contexto histórico (sócio - econômico e político) e os fatores que influenciaram as contradições e limites presentes no processo de constituição da Política Educacional do Brasil; A educação como campo social de disputa hegemônica; Análise do papel/da influência dos Organismos Internacionais e Bancos Multilaterais, na definição da política educacional brasileira (Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento); Análise das políticas educacionais em curso no País hoje: contradições e possibilidades; A centralidade na Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio: a criação do Sistema de Educação na história brasileira: Sistema Nacional de Educação: organização e funcionamento nas três esferas: Nacional, Estadual e Municipal; regime de colaboração entre os entes federados.

Bibliografia

Referências Básicass:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: Marcos Normativos. Brasília: SECADI, 2012.
CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; e FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima Felix (Org.). Política e Gestão da educação, 5ª Edição. Rio de Janeiro/RJ: Vozes, 2003.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Revista Sociológica. Porto Alegre: v. 8, n. 16, jul./dez. 2006, p. 20-45.
Referências complementares:
FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria(Org.). Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília/DF: MEC/CEMTEC, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo/SP: Cortez, 2003.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. V. 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo.
PARO, Vitor Henrique. DOURADO, Luiz F. (Org.). Políticas Públicas e Educação Básica. São Paulo/SP: Xamã, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Educação Brasileira: estrutura e sistema. São Paulo/SP: Cortez, 1987.