Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

DIDÁTICA DAS CIÊNCIASDISCIPLINA 196525

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código196525
DenominaçãoDidática das Ciências
NívelGraduação
Vigência2006/1
Pré-requisitos FUP 196193 Ensino de Ciências
Ementa

O surgimento da didática das ciências como campo de pesquisa; concepção e análise de currículo; seleção de conteúdos, planejamento e escolha de estratégias de ensino/aprendizagem; processos avaliativos para o ensino de ciências; concepções alternativas e sua utilização no processo educativo.

Programa

História da didática da ciência.
Conceituação de currículo.
Currículos alternativos.
Critérios de seleção de conteúdos pelos currículos.
Etapas do planejamento de seqüências didáticas:
- Seleção de conteúdos.
- Escolha de metodologias e estratégias.
- Seleção e análise de recursos didáticos.
Formas de avaliação.
Concepções alternativas e seu papel no processo de aprendizagem.

Bibliografia

CACHAPUZ, A. (et al.). A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo. Cortez. 2005.
ARANHA, M.L.A. História da Educação e da Pedagogia - Geral e do Brasil. São Paulo. Moderna. 2006.
Marandino, M. (et al) Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói. Eduff. 2005.
HARRES, J.B.S. (et al) Laboratórios de Ensino: Inovação Curricular na Formação de Professores de Ciências. Santo André. ESETec. 2005.
ROSA, M.I.P. Investigação e Ensino - Articulação e Possibilidades na Formação de Professores de Ciências. Ijuí. UNIJUI. 2004.
MARTINS, J.S. O Trabalho com Projetos de Pesquisa - Do ensino Fundamental ao Ensino Médio. Campinas. Papirus. 2001.
WERNECK, H. Se a Boa Escola é a que Reprova, O Bom Hospital é o que Mata. Rio de Janeiro. DP&A. 1998.
DEMO. P. Pesquisa - princípio científico e educativo. São Paulo. Cortez. 1992.
FAZENDA, I. Didática e Interdisciplinaridade. Campinas. Papirus. 1998.
MORAES, R. Construtivismo e Ensino de Ciências. RS. EPUCRS. 2003.