Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

BASES PSICOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIASDISCIPLINA 196401

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código196401
DenominaçãoBases Psicológicas para o Ensino de Ciências
NívelGraduação
Vigência2006/1
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Principais expoentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências no Brasil e tendências atuais; noções gerais dos estágios de desenvolvimento; ações pedagógicas e o ambiente educativo que facilitam a aprendizagem de (em) ciências.

Programa

Breve histórico das teorias de aprendizagem.
Influências das teorias de aprendizagem na educação e no ensino de ciências.
Principais abordagens psicológicas no ensino de ciências no cenário brasileiro.
A prática pedagógica do ensino de ciências a partir das influências psicológicas (abordagens metodológicas, recursos didáticos e avaliações).
Concepção de ensino de ciências a partir das abordagens psicológicas.
Proposta pedagógica para o ensino de ciências a partir das abordagens pedagógicas para a realidade da sala de aula.

Bibliografia

MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo. EPU. 2005.
MOREIRA, M.A. Aprendizagem Significativa. Brasília. UnB. 1995.
OLIVEIRA, M.K.; DE LA TAILLE, I. Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo. Summus. 1994.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo. Martins Fontes. 2004.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo. Martins Fontes. 2000.
MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e Brincar. São Paulo. Palas Athena. 2004.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 2003.
SALVADOR, C.C. O Construtivismo na Sala de Aula. São Paulo. Ática. 2006.
POZO, J.I. Aquisição de Conhecimento. Porto Alegre. Artmed.
PATTO, M.H.S. A Produção do Fracasso Escolar. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2002.
ASTOLFI, J.P.; DEVELAY, M. Didática das Ciências. Campinas. Papirus. 1995.