Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ENSINO DE CIÊNCIASDISCIPLINA 196193

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código196193
DenominaçãoEnsino de Ciências
NívelGraduação
Vigência2000/2
Pré-requisitos FUP 196401 Bas Psicol p/ Ens Ciências
Ementa

O conhecimento científico e o ensino de ciências. Aspectos históricos e tendências atuais do ensino de ciências. Características do professor de ciências. O papel da pesquisa no ensino de ciências. A prática do professor de ciências.

Programa

O conhecimento científico
Os métodos usados pela ciência.
Por que ensinar ciências?
Momentos históricos do ensino de ciências.
Parâmetros Curriculares Nacionais e Interdisciplinaridade no ensino de ciências.
Dificuldades no ensino de ciências.
O professor de ciências.
Pesquisando a própria prática docente.
Pesquisando os alunos e a comunidade.
Usando o livro didático de forma crítica.
Os Projetos de ciências.
Avaliando o potencial da escola para o ensino de ciências.
Estratégias didáticas.
O papel da escola e a elaboração de programas de ciências

Bibliografia

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 2 Ed. São Paulo. Ática. 2002
ALMEIDA, M.J.P.M.; SILVA, H.C. Linguagens, leituras e ensino de Ciências. 1 Ed. Campinas. Papirus. 1998.
ANDRÉ, M.E. O papel da pesquisa na formação prática dos professores. Campinas. Papirus. 2001.
CAMPOS, M.C.C.; NIGRO, R.G. Didática de Ciências. O ensino aprendizagem como investigação. 1 ed. São Paulo. FTD. 1999.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Metodologia do ensino de Ciências. 2 ed. São Paulo. Cortez. 1994.
SOUSSAN, G. Como ensinar as ciências experimentais - didática e formação. Brasília. UNESCO. 2003.
FROTA-PESSOA, O. Como ensinar ciências. São Paulo. Nacional. 1995.
FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no primeiro grau. São Paulo. Atual. 1986.
LIMA, M.E.C.C.;Júnior, G.A. BRAGA,S.A. Aprender Ciências: um mundo de materiais. 1 ed. Belo Horizonte. UFMG. 1999.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo. Edusp. 2004.