Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ADMINISTRAÇÃO APLICADA AO AGRONEGÓCIODISCIPLINA 196151

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código196151
DenominaçãoAdministração Aplicada ao Agronegócio
NívelGraduação
Vigência1988/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

A natureza da Teoria da Administração, as organizações e seus desafios na sociedade moderna. E volução da Teoria da Administração: aspectos estruturais, comportamentais e a Hierarquização de decisões. Conceitos chaves da Teoria da Administração: ambiente, estratégia e tecnologia organizacional. Os processos administrativos e a mudança organizacional. Abordagens contemporâneas. Administração e o agronegócio.

Programa


Objetivo Geral:

Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de definir o que é a administração e explicar
seu papel nas organizações, enfatizando sua importância e principais conceitos no campo do
Agronegócio.

Objetivos Específicos:

. Analisar a importância e principais conceitos da Administração: ambiente, estratégia
e tecnologia organizacional
. Diferenciar o papel gerencial considerando os diferentes enfoques teóricos da
Administração
. Identificar e descrever as características das principais Escolas da Administração
. Descrever os processos administrativos e analisar a mudança organizacional na
perspectiva do Agronegócio
. Analisar e discutir propostas de modelos de gestão na área do Agronegócio
. Analisar a importância da gestão sistêmica do Agronegócio

Conteúdo Programático:

Fundamentos da Administração
. Importância e Principais Conceitos da Administração
. Formação do conhecimento administrativo
. Evolução histórica da Teoria da Administração
. Conceitos chaves da Teoria da Administração: ambiente, estratégia e tecnologia
organizacional
As Principais Escolas da Administração

Metodologia:

Dentro de uma perspectiva de construção dentro da sala de aula, teremos como princípios norteadores: a b busca permanente do pensamento reflexivo, o incentivo ao trabalho de pesquisa individual ou em grupo e estimulo ao desenvolvimento da competência empreendedora. Dentre as estratégias pode-se destacar: exposição interativa, trabalhos individuais e em grupo, debates, análise de textos e filmes, seminários, dinâmicas de grupo, pesquisa de campo, desafios práticos a serem resolvidos em grupo ou individualmente. Avaliação e discussão depois de cada
experiência relevante.Será solicitada a elaboração de um trabalho final nos moldes de uma pesquisacientífica e em forma de seminário.

Recursos de Ensino:

Quadro branco, textos, biblioteca, microcomputadores, pesquisas na Internet e apresentações em data-show e elaboração e discussão de casos em sala de aula.

Avaliação:

A avaliação será processada durante todo o curso da disciplina, valorizando os produtos
. A Escola Clássica da Administração
. A Administração Científica
. O Modelo Japonês
. O Enfoque Comportamental

A Gestão do Agronegócio

Importância e Principais conceitos do Agronegócio
Processos administrativos na perspectiva de gestão do Agronegócio
A Gestão Integrada do Agronegócio
O Conceito de Cadeia do Agronegócio
Os diferentes agentes que atuam na cadeia do agronegócio
apresentados pelos alunos em sala de aula em seus vários momentos, a saber:

1º Momento - Aprendizagem dos conteúdos da disciplina:
. Participação em debates e trabalhos de grupo (freqüência às aulas é um dos critérios de avaliação) -
(estudo de caso, estudo dirigido, relatórios, freqüência, etc). Valendo 02 pontos.
. Avaliação Individual de aprendizagem: 0 3 pontos
2º Momento - Trabalho escrito sobre um dos temas atuais:
. Integração do grupo (envolvimento de todos os membros e elaboração do trabalho escrito) - 02 pontos
3º Momento - Socialização dos trabalhos realizados, sob forma de seminários:
Apresentação (de todos os membros do grupo, com avaliação individual) - 03 pontos.

Bibliografia

ZYLBERSZTAJN D. & NEVES M. F. Economia & Gestão dos Negócios Agroalimentares. 1ª edição. Ed Pioneira. São Paulo. 2000

FIGUEIREDO A. & PRESCOTT E E. & MELO M. F. Integração entre a Produção Familiar e o Mercado Varejista: Uma Proposta. Ed Universa. 2004.

MAXIMIANO A. C. A. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. 4ª edição. Ed Atlas. São Paulo. 2004.

ROBBINS S. P. Comportamento Organizacional. 11ª edição. Ed Pearson Prentice Hall. São Paulo. 2005.