Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

FONÉTICA, FONOLOGIA E MORFOLOGIA DO PORTUGUÊSDISCIPLINA 195502

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código195502
DenominaçãoFonética, Fonologia e Morfologia do Português
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Conceitos e teorias. Aparelho fonador. Alfabetos fonético e ortográfico. Sistema fonológico do português. Fonema. Processos fonológicos: metaplasmos. Relação fonema/grafem. Noção de sílaba e estrutura silábica. Sistemas ortográficos. fala e escrita. Fonética e fonologia aplicadas ao ensino do português. Análise do livro didático.

Programa

Fonética e fonologia como ciência dos sons humanos; Considerações sobre linguagem, língua, fala e gramática; O aparelho fonador e os mecanismos de produção de sons; Fonologia: Fonema e Variante; Sílaba: Conceito, estrutura silábica (Simples e complexa, aberta e fechada); Dígrafos, dífonos, encontros consonantais e vocálicos; Fonética e fonologia aplicadas à leitura e escrita; A ortografia portuguesa: a relação fonema (fala) e grafema (escrita); Processos fonológicos; A organização da fala e da escrita; Gramática da fala X Gramática da escrita; Análise de textos; A consciência fonológica na aquisição da língua portuguesa; Fonética/Fonologia no livro didático de Língua Portuguesa

Bibliografia

BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Edição revista e ampliada. 37. ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola. E agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
HENRIQUES, Cláudio Cezar. Fonética, Fonologia e ortografia: Conceitos, estruturas e exercícios com respostas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, Rosineide Magalhães; FREITAS, V. A.; MACHADO, Veruska R. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
SOUSA, Rosineide Magalhães de. Educação e língua materna II. Brasília: UnB, 2007.
Complementar:
ANTUNES, Irandé. Aula de português: Encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
______. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: Por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística: II. Princípios de análise. 5. ed. - São Paulo: Contexto, 2011.