Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

COMBUSTÍVEIS E BIOCOMBUSTÍVEISDISCIPLINA 195324

VER OFERTA

ÓrgãoFGA UnB - Faculdade do Gama
Código195324
DenominaçãoCombustíveis e Biocombustíveis
NívelGraduação
Vigência2008/2
Pré-requisitos IQD 114626 QUIMICA GERAL TEORICA E
IQD 114634 QUI GERAL EXPERIMENTAL
Ementa

- Combustíveis fósseis
- Energia renovável
- Biodiesel
- Bioetanol
- Células combustíveis
- Contexto macroeconômico dos biocombustíveis


Programa

3. PROGRAMA
PARTE TEÓRICA

1) Introdução ao curso.
Cenário atual e futuro do uso dos combustíveis e biocombustíveis na matriz energética do Brasil e do mundo. Diferenças entre os biocombustíveis e os combustíveis de origem fóssil. Impacto ambiental causado pelo uso dos combustíveis de origem fóssil. Importância da introdução dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.
2) Revisão em Química Orgânica
Estudo de grupos funcionais e nomenclatura. Atividade e reatividade de compostos orgânicos. Balanço estequiométrico de reação. Mecanismos de reação de craqueamento, hidrogenação, esterificação, oxidação, combustão, redução, fermentação (principais reações).
3) Combustíveis fósseis
Formação de combustíveis fósseis, características gerais do petróleo, do gás natural e do carvão. Estoque mundial de combustíveis fósseis. Exploração e manufatura de combustíveis fósseis, combustão, vantagens e desvantagens de suas diferentes formas. Uso final da energia de combustíveis fósseis. Impactos ambientais. Resoluções da ANP. Principais desafios da indústria petroquímica e de motores. Análise de insumos/ produtos.
4) Energia renovável
Definição e visão geral da biomassa. A biomassa provendo combustíveis modernos e novas tecnologias de produção (produção de etanol a partir de bagaço, gaseificação, biodiesel, biocombustíveis de primeira e segunda geração no Brasil e no mundo). A disponibilidade de terra e culturas energéticas. Avaliação de impactos sociais, ambientais e econômicos. Análise de insumos/ produtos.
5) Biodiesel: Oleaginosas para produção de biocombustíveis, transesterificação, craqueamento, hidroesterificação, processos batelada e contínuo para produção de biodiesel. Processo catalítico heterogêneo e homogêneo e suas vantagens e desvantagens na produção. Relação entre matéria-prima e propriedades dos tipos de biodiesel. Análises e especificações da ANP. Aplicações da glicerina, bioóleo, a partir da pirólise de biomassa. Rota BTL (biomass-to-liquid).
6) Biogás: Gaseificação de biomassa. Potenciais matérias-primas. Problemas ambientais relacionados aos gases gerados e seu tratamento. Tipos de reatores empregados. Vantagens e desvantagens de se gaseificar ou seu uso direto. Síntese de Fischer-Tropsch. Hidrocraqueamento. Catalisadores heterogêneos para a gaseificação e para a lavagem de gases. Produção de biogás, a partir de diferentes biomassas, visando à produção de energia (elétrica, térmica, luminosa ou outras)
7) Bioetanol: panorama da produção de etanol no mundo. Tecnologias para a produção de etanol. Caracterização das matérias-primas e produtos. Tratamento da matéria-prima/ processos de hidrólise. Via bioquímica da produção de etanol. Modos de operação do processo fermentativo. Separação do etanol do meio fermentado. Alternativas para o aproveitamento de resíduos e efluentes gerados no processo produtivo.
8) Células combustíveis: Tecnologia de produção e uso (hidrogênio como fonte de energia). Reformadores de hidrogênio oriundos de biogás e gás natural. Avaliação de impactos. Tipos de células e suas características. Catálise empregada. (I)
9) Contexto macroeconômico dos biocombustíveis. Qualidade dos produtos e ciclo de vida dos biocombustíveis e combustíveis e créditos de carbono. Blendagens empregadas (diesel: biodiesel, gasolina: álcool) e suas especificações. Resoluções da ANP aplicáveis a este fato.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CORTEZ, Luís Augusto Barbosa; LORA, Electo Eduardo Silva; OLIVARES GÓMEZ, Edgardo. Biomassa para energia. São Paulo: UNICAMP, 2008. 734 p. : ISBN 9788526807839

ROSILLO CALLÉ, Francisco; BAJAY, Sergio V.; ROTHMAN, Harry (Coord.). Uso da biomassa para produção de energia na indústria brasileira. Campinas: UNICAMP, c2005. 447 p. : ISBN 8526806858

[EBRARY] Domínguez Gómez, José A. Energías alternativas. 1ª ed. Equipo Sirius, 2005


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MANUAL de biodiesel. São Paulo: Edgard Blücher, 2006. x, 340 p. ISBN 9788521204053.

TRIGGIA, Attilio Alberto; THOMAS, José Eduardo (Org.). Fundamentos de engenharia de petróleo. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. xvi, 271 p. ISBN 8571930996.

Tolmasquim, M.T. Fontes Renováveis de Energia no Brasil. 1ª ed. Interciência, 2003.

[bookboon] Jones, J.C. Hydrocarbons. Physical properties and their relevance to utilization. 2010. ISBN 9788776815134.

[bookboon] Walker, G.M. Bioethanol: Science and technology of fuel alcohol. 2010. ISBN 9788776810

[EBRARY] Sorensen, Bent. Renewable Energy. 1ª ed. Academic Press, 2004.