Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ESTÁGIO C. S. 4 - GESTÃO E DOCÊNCIADISCIPLINA 193810

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código193810
DenominaçãoEstágio C. S. 4 - Gestão e Docência
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Docência e gestão de processos educativos escolares. Escola com espaço de trabalho coletivo de reflexão e ação cotidianas. Projeto político pedagógico: instrumento teórico-metodológico de organização do trabalho pedagógico da sala de aula e da escola na sua totalidade.

Programa

Acompanhamento e avaliação do projeto Político Pedagógico da escola.
Prática pedagógica em sala de aula ( docência na área)
Contribuir com a escola nos debates e construções de práticas emancipadoras.
Construir materiais inovadores para a prática docente e de gestão.
Elaboração de material pedagógico e relatórios.

Bibliografia

CALDART, Roseli Salete. Como fazer a escola que queremos: o planejamento. São Paulo: ANCA, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1980.
GILLIGAN, Carol. Uma voz diferente: psicologia da diferença entre homens e mulheres da infância à idade adulta. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1982.
HOLZMAN, Lois; Newman, Fred. Lev Vygotsky cientista revolucionário. São Paulo: Loyola, 2002.
LIMA, Elvira Souza. Desenvolvimento e aprendizagem na escola: aspectos culturais, neurológicos e psicológicos. São Paulo: Grupo de estudos do Desenvolvimento humano, 1997, Série "Separatas".
KRAMER, Sonia; Souza, Solange Jobim. O debate Piaget/Vigotsky e as políticas educacionais. Cadernos de pesquisa. São Paulo: Cortez, nº 77, maio 1991.
OLIVEIRA, Marta K. de, LA TAILLE,Yves, DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Ed., 1992
OLIVEIRA, Marta K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
VEIGA, Ilma Passos A. (org). Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma construção possível. Papirus. SP. 1995