Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ESCOLA E EDUCAÇÃO NO CAMPO 2DISCIPLINA 193780

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código193780
DenominaçãoEscola e Educação no Campo 2
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Estudos sobre a escola na perspectiva da Educação do Campo.

Programa

Lugar da escola no projeto político-pedagógico da Educação do Campo.
Educação Básica para os sujeitos do campo.
Análise de projetos e práticas de Escolas do Campo.
Desenho organizativo e pedagógico de uma Escola do Campo.

Bibliografia

Referências
BENJAMIN, César, CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação Básica do campo: projeto popular e Escolas do Campo. V.3. Brasília: Editora, 1999.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 05. Brasília: Editora, 2004.
CALDART, Roseli Salete, PALUDO, Conceição e DOLL, Johannes. Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília: Pronera/NEAD, 2006.
GRITTI, Silvana. O papel da escola primária rural na penetração do capitalismo no campo. Dissertação de Mestrado. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 1999. (Mestrado em Desenvolvimento Social)
HALL, Robert King. Observações e impressões sobre o ensino rural no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro (38): 11-125, jan/abr de 1950.
HALL, Robert King. Educação Rural: tópicos para estudo e análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro (39): 2-40, maio/ago de 1950.
KOLLING, Edgar, Nery, MOLINA, Mônica Castagna (Orgs). Por uma Educação Básica do campo. V.1. Brasília: Editora, 1999.
KOLLING, Edgar Jorge, CERIOLI, Paulo Ricardo e CALDART, Roseli Salete (orgs). Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. V. 4. Brasília: Editora, 2002.
THERRIEN, Jacques e DAMASCENO, Maria Nobre (coords) Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993.