Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

EDUCAÇÃO E LINGUAGENS TECNOLÓGICASDISCIPLINA 192520

VER OFERTA

ÓrgãoMTC Departamento de Métodos e Técnicas
Código192520
DenominaçãoEducação e Linguagens Tecnológicas
NívelGraduação
Vigência2001/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Relações entre educação, tecnologia e sociedade. A técnica enquanto meio e ideologia. As tecnologias na educação como massificação/alienação ou estratégia de democratização do saber. Linguagens tecnológicas e educação, comunicação e manifestações artísticas. Contribuições da pesquisa na área, perspectivas e desafios.

Programa


Discutir as relações existentes entre Educação, Tecnologia e Sociedade.
Aprofundar a percepção sobre linguagens de comunicação e manifestações artísticas, discutindo sobre seu potencial na educação em geral e na educação a distância em particular.
Analisar as perspectivas e desafios das tecnologias na educação, à luz de pesquisas na área.


Bibliografia

FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. Produção de Textos Didáticos. Programa Mídias na Educação - ciclo intermediário - mídia impressa. Portal WebEduc/ MEC, 2006.

FIORENTINI, Leda Maria Rangearo. Aprender e ensinar com tecnologias, a distância e/ou em ambiente virtual de aprendizagem. In: FIORENTINI, Leda Maria Rangearo; SOUZA, Amaralina Miranda e RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (orgs.) Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Faculdade de Educação-UnB - UAB, 2009. - link no Portal CTAR no Portal da FE/UnB.

TUTORIAL SOBRE HTML, disponibilizado na página da disciplina, de dois grupos de alunos.
HIPERTEXTOS produzidos por ex-alunos da disciplina, em várias temáticas, como exemplos de possibilidades de elaboração e do Programa Mídias na Educação, Portal do Professor e outros.


Mercado, Luís Paulo Leopoldo. Vivências com Aprendizagem na Internet. Maceió/AL: EDUFAL, 2005.

SILVA, Marco. EAD online, cibercultura e interatividade. In: Alves, Lynn e Nova, Cristiane. (orgs.) Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e intratividade. São Paulo: Editora Futura, 2003, p. 51-62

MARCUSCHI, Luiz Antônio e Xavier, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. Novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2005. Disponível em: http://www.lucerna.com.br/downloads/8586930369.pdf

KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e as práticas de escrita sobre si na Internet. Em Marcuschi, Luiz Antonio & Xavier, Antonio Carlos dos Santos (Orgs.).Hipertexto e gêneros digitiais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004, p. 110-119.

Curso de Especialização em Letras/UnB. Os gêneros emergentes na mídia e o ensino. Disponível em: http://aprender.unb.br/mod/book/view.php?id=68839&chapterid=2992

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Moran, José Manuel (Orgs.).Integração das tecnologias na educação. Brasília: MEC/SEED, 2005. disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=67&Itemid=

BORDNAVE, Juan E.Díaz. O que é comunicação Coleção Primeiros Passos, São Paulo: Editora Brasiliense, 28a. reimpressão, 2003

LÉVY, Pierre. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. In: Martins, Francisco Menezes e Silva, Juremir Machado. Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2000, 2a.ed.p.195-216

BELLONI, Maria Luíza. Mídia e educação ou comunicação educacional: campo novo de teoria e de prática. In: Maria Luíza Belloni (org.) A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Ed. Loyola, 2002, p.27 - 46

MARTINS, Luiz. Teorias da Comunicação no século 20. Brasília: Editora Casa das Musas, 2003.

MATTELART, Armand. Comunicação-Mundo. Petrópolis: Vozes, 1995.