Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

TÓPICOS LINGUÍSTICA AVANÇADADISCIPLINA 191957

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código191957
DenominaçãoTópicos Linguística Avançada
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Programa

Concepções de Gêneros discursivos; Gêneros orais e escritos que circulam na sociedade; Multimodalidade dos gêneros e seus suportes de circulação; Presssupostos de Análise do Discurso Crítica para análise de gênero discursivo; Discurso, texto, contexto; Subjetividade, identidade, ideologia , poder e intencionalidade; Prática discursiva e prática social; Intertextualidade e interdiscursividade; Variedade linguística do gênero discursivo; A construção linguística do gênero discursivo (vocabulário, pessoa do discurso, tempo e modo verbais, estilo do texto, pontuação); Pesquisa no livro didático e em outros contextos sobre circulação de gêneros discursivos e seus usos.

Bibliografia

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: Análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
KARWOSKI, Acir Mário e BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3. ed. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008
RESENDE, Viviane de M.; RAMALHO. Viviane. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes, 2011.
______. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2011.
VAN DIJK, Teun. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. São Paulo: Contexto, 2012.
Complementar
BAGNO, Marcos (org.). Língua materna: Letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves e BOCH, Françoise (orgs.). Ensino de língua: Representação e letramento. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2006.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coerência textual. 18. ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
______. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. 5. impr. - São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH. Ingedore Grunfel Vilaça et al. (Org). Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo, 2008.
MEURER, J.L. et al. (Org.s). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.