Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

LIN: SINTAXE DA LINGUA PORTUGUESADISCIPLINA 191841

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código191841
DenominaçãoLIN: Sintaxe da Lingua Portuguesa
NívelGraduação
Vigência2017/0
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Concepções de sintaxe. Tipologia de frases. Predicação verbal. Períodos simples e compostos. Sintaxe de colocação e regência. Sintaxe de pontuação. Sintaxe de concordância e de regência. Sintaxe e estilo. Sintaxe das tipologias textuais nos gêneros textuais. Variação sintática. Produção de texto e reescrita. Ensino de sintaxe no livro didático de Língua Portuguesa

Programa

Concepções de sintaxe (formalismo e funcionalismo); Construção de frases, sentido e usos; Predicação verbal (Sujeito e predicado) nos textos orais e escritos; Período simples nos textos orais e escritos; Períodos compostos nos textos orais e escritos; Sintaxe de colocação pronominal nos textos orais e escritos; Concordância verbal nos textos orais e escritos; Regência verbal nos textos orais e escritos; Estilos sintáticos de textos orais e escritos; A sintaxe das tipologias textuais: narração, descrição, argumentação, exposição, injunção; Variação sintática do Português; Sintaxe na reescrita de texto; Análise de ensino de sintaxe do livro didático de Língua Portuguesa

Bibliografia

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Edição revista e ampliada. 37ª ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, Rosineide Magalhães; FREITAS, V. A.; MACHADO, Veruska R.Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
HENRIQUES, Claudio Cezar. Sintaxe. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
Complementar:
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: Encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5ª ed. - Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística: II. Princípios de análise. 5ª ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
HOUAIS, Antônio. Coordenação de José Carlos de Azeredo. Escrevendo pela nova ortografia. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Publifolha, 2008.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. 4ª ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
PALOMANES, Roza e BRAVIN, Marina. Práticas de ensino do português. São Paulo: Contexto, 2012.
TRAVAGLIA, Luís Carlos. Gramática: Ensino plural. 5ª ed. - São Paulo: Cortez, 2003.