Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

TEORIA PEDAGÓGICA 4DISCIPLINA 191787

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código191787
DenominaçãoTeoria Pedagógica 4
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

A Educação Básica sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura; especificidade do ensino médio. Estudos sobre politecnia, educação tecnológica e educação profissional desde a realidade do campo.

Programa

Fundamentos científicos e técnicos da relação entre trabalho e educação no Brasil: elementos de história e situação atual. Elementos de história da Educação Básica no Brasil com ênfase na construção inacabada do projeto de ensino médio. Educação Básica de Nível Médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. Termos do debate sobre educação tecnológica, politecnia e educação profissional.
Educação Básica de Nível Médio no campo: sujeitos, projetos de desenvolvimento social, concepção pedagógica, desenho de escola.

Bibliografia

CALDART, Roseli Salete, PALUDO, Conceição e DOLL, Johannes. Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília: Pronera/NEAD, 2006.
CASTRO, Elisa Guaraná de. Os jovens estão indo embora? Juventude Rural e Reforma Agrária. Revista Proposta n. 107/108, Rio de Janeiro, dez. 2005/ março 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria (orgs). Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise (orgs). Ensino Médio Integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
LIMA, Júlio César França e NEVES, Lúcia Maria Wanderley (orgs). Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: editora FIOCRUZ, 2006.
KRUPSKAYA, Nadezhda. La educación laboral y la enseñanza. Moscou: Progreso, 1986.
MACHADO. Lucília Regina de Souza. A politécnica nos debates pedagógicos soviéticos das décadas de 20 e 30. Teoria & Educação. Cidade: n.3, 1991.
MARX, K. e ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.
MST. Educação Básica de Nível Médio nas Áreas de Reforma Agrária. Textos de Estudo. Boletim da Educação, Edição Especial, São Paulo, n. 11, setembro 2006.
NOSELLA, Paolo. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Texto não publicado, setembro 2006.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, n.1 (1), 2003, p. 131-152.
______. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Trabalho apresentado na 29a Reunião Anual da ANPED, outubro 2006