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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

O EDUCANDO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAISDISCIPLINA 191639

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ÓrgãoTEF Departamento de Teoria e Fundamentos
Código191639
DenominaçãoO Educando com Necessidades Educacionais Especiais
NívelGraduação
Vigência2001/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

O ENSINO ESPECIAL FACE AO CONTEXTO HISTÓRICO SÓCIO POLÍTICO CULTURAL E EDUCACIONAL ATUAL; O CONCEITO DE DIVERSIDADE E CATEGORIAS DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PARA FINS DE ATENDIMENTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: MENTAL, FÍSICA, VISUAL, AUDITIVA, MÚLTIPLA, ALTAS HABILIDADES, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E OUTRAS MINORIAS NA REALIDADE DA ESCOLA INCLUSIVA. ANÁLISE DAS ESPECIFICIDADES DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS E DAS POTENCIALIDADES DESTES ALUNOS. O PAPEL E A PREPARAÇÃO DO PROFESSOR.

Programa

UNIDADE I - O EDUCANDO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPCIAIS.
A. O CONCEITO DE PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS
B. CARACTERISTICAS BASICAS, NECESSIDADES EDUCACIONAIS E POTENCIALIDADES
DOS EDUCANDOS PORTADORES DE:
1. DEFICIENCIA FISICA
2. DEFICIENCIA AUDITIVA
3. DEFICIENCIA VISUAL
4. DEFICIENCIA MENTAL
5. CONDUTAS TIPICAS
6. ALTAS HABILIDADES
UNIDADE II - QUESTOES ETICAS QUE ENVOLVEM A CIDADANIA DO PORTADOR DE
NECESSIDADES ESPECIAIS.
A. A CONSTRUCAO SOCIAL DO ESTIGMA, O PRECONCEITO, O ESTERIOTIPO E A
SEGREGACAO DOS DIFERENTES ATRAVES DA HISTORIA.
B. ANALISE DOS DETERMINANTES CULTURAIS, ECONOMICOS, POLITICOS E IDEOLO-
GICOS QUE CONDICIONAM A SEGREGACAO.
C. AVANCOS E PERSPECTIVAS ATUAIS EM RELACAO A VIVENCIA DA CIDADANIA DOS
PORTADORES DE NECESSIDADES ESPCIAIS.
UNIDADE III - A INTEGRACAO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO
ENSINO REGULAR.
A. A INTEGRACAO: CONCEITO, TIPOS E LIMITES
B. A ACAO DO PROFESSOR DO ENSINO REGULAR COM ALUNOS PORTADORES DE
NECESSIDADES ESPECIAIS.
C. A OFERTA DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO AO EDUCANDO PORTADOR DE NECES-
SIDADES ESPECIAIS.

Bibliografia

ARAUJO, LUIZ A. D. BRASILIA 1A. EDICAO
A PROTECAO CONSTITUCIONAL DAS PESSOAS PORTADO- ED. CORDE 1994
RAS DE DEFICIENCIA.
AMARAL, ASSUMPCAO LIGIA BRASILIA 1A. EDICAO
PENSAR A DIFERANCA/DEFICIENCIA ED. UNIMEP 1994
FERREIRA, JULIO R. SAO PAULO 1A. EDICAO
A EXCLUSAO DA DIFERENCA ED. UNIMEP 1994
COLI, CEZAR M. ET. AL. PORTO ALEGRE
DESENVOLVIMENTO PSICOLOGICO E EDUCACAO: NAC. ED. ART. MEDICA 1995
EDUCATIVAS ESP. E A APREND. ESC.
MAZZOTA, J. M. SILVEIRA SAO PAULO
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO ESPECIAL ED. PIONEIRA 1982
ALENCAR, EUNICE M. L. SORIANO BRASILIA 1A. EDICAO
(ORGAN.)
TENDENCIAS E DESAFIOS DA EDUCACAO ESPECIAL ED. MEC. SEESP 1994
FONSECA, VITOR PORTO ALEGRE 1A. EDICAO
EDUCACAO ESPECIAL ED. ART. MEDICA 1987
VAYER, PIERRE ET. AL. SAO PAULO 1A. EDICAO
INTEGRACAO DA CRIANCA DIFICIENTE NA CLASSE ED. MANOLE 1939
VAYER, PIERRE ET. AL. SAO PAULO 1A. EDICAO
PSICOLOGIA ATUAL E DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA ED. MANOLE 1990
UNIVERSIDADE METODISTA DE SAO PAULO 1A. EDICAO
PIRACICABA (ORG.)
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCACAO ESPECIAL. ED. UMEP 1992
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCACAO BRASILIA 1A. EDICAO
ESPECIAL
EDUCACAO ESPECIAL NO BRASIL: SERIE ED. MEC/SEESP 1994
INSTITUCIONAL
REGEN, MINA ET. AL. BRASILIA 1A. EDICAO
MAES E FILHOS ESPECIAIS ED. CORDE 1993