Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

FUNDAMENTOS DA ARTE NA EDUCACAODISCIPLINA 191311

VER OFERTA

ÓrgãoMTC Departamento de Métodos e Técnicas
Código191311
DenominaçãoFUNDAMENTOS DA ARTE NA EDUCACAO
NívelGraduação
Início da Vigência em1996/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 1962/1

CONCEITUACAO E EVOLUCAO, DIMENSOES ANTROPOLOGICAS, PSICOLOGICAS, SO-
CIAL DA ARTE NA EDUCACAO, NO CONTEXTO DA CULTURA UNIVERSAL E NACIONAL; A
FUNCIONALIDADE DA ARTE NA FORMACAO INDIVIDUAL, SOCIAL E AMBIENTAL DA EX-
PRESSIVIDADE E DA COMUNICABILIDADE ARTISTICA (PLASTICA, DRAMATICA, MUSI-
CO-SONORA) DO SER HUMANO: PRINCIPIOS PEDAGOGICOS DECORRENTES DO PENSA-
MENTO EDUCACIONAL MODERNO E DOS MOVIMENTOS ARTISTICOS CONTEMPORANEOS
APLICADOS A ARTE-EDUCACAO.

ProgramaInício da Vigência em 1962/1

UNIDADE I - FUNCAO DA ARTE NA EDUCACAO
. ELO ENTRE FINS E OBJETIVOS DA ARTE NA EDUCACAO
. CONCEITOS DOS TERMOS ARTE E EDUCACAO, RELACIONADOS COM OS CONCEITOS DE
COMUNICACAO E EXPRESSAO.
. INTERACAO DAS FORMAS DE ARTE NA EDUCACAO, E O SIFNIFICADO DESSA INTE-
RACAO NO MEIO CULTURAL.
UNIDADE II - FUNCAO INDIVIDUAL DA ARTE NA EDUCACAO
. PROBLEMAS QUANTO A FUNCAO INDIVIDUAL DA ARTE PARA A FORMACAO DOS EDU-
CANDOS.
. DIMENSAO DOS ASPECTOS PSICOLOGICOS E CRIATIVOS DA ARTE NA EDUCACAO.
. PROCESSO DE SIMBOLIZACAO EM SENTIDO LATO, E ESPECIFICAMENTE DA CRIANCA
DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM SIMBOLICA E DA FANTASIA.
. ESTUDO DOS ESTAGIOS DE REPRESENTACAO GRAFICA E DRAMATICA DAS CRIANCA,
DA LUZ DE TEORIAS PSICOLOGICAS.
. PROCESSOS METODOLOGICOS DECORRENTES DESSAS TEORIAS.
UNIDADE III - FUNCOES SOCIAIS DA ARTE
. ANALISE DA ARTE NO CONTEXTO SOCIO-CULTURAL, AS FUNCOES DA ARTE-EDUCA-
CAO EM RELACAO A ESSE MEIO.
. INFLUENCIAS DOS MEIOS DE COMUNICACAO DE MASSA NA FORMACAO ESTETICO AR-
TISTICA DOS INDIVIDUOS E NA MODIFICACAO DE COMPORTAMENTOS SOCIAIS
. FORMAS DE EXPRESSAO ARTISTICAS DE QUE SE VALE O HOMEM PARA SE COMUNI-
CAR SENSIVELMENTE COM A SUA SOCIEDADE.
. PRINCIPIOS PEDAGOGICOS DE QUE SE DEVEM VALER OS PROFESSORES PARA ORI-
ENTAR AS ATIVIDADES ARTISTICAS DO EDUCANDO.
UNIDADE IV - FUNCAO AMBIENTAL
. FUNCOES DA ARTE AO AMBIENTE, URBANO E NATURAL.
. FORMA DE INTERACAO ARTISTICO-ESTATICA DO HOMEM COM O SEU MEIO AMBIENTE
(NATURAL E CONSTRUIDO).
. PRINCIPIOS PEDAGOGICOS QUE ORIENTAM AS ATIVIDADES ESTETICO-ARTISTICOS
DO EDUCANDO NA SUA RELACAO COM O MEIO.
UNIDADE V - MOVIMENTOS PEDAGOGICOS MODERNOS DA ARTE-EDUCACAO
. CORRENTES DE EDUCACAO-ARTISTICA E SEUS FUNDAMENTOS, AVALIANDO O SIGNI-
FICADO DAS MESMAS EM RELACAO AO CURRICULO EM VIGOR.
. CONDICOES DAS ESCOLAS DE BRASILIA, INCLUINDO AS ESCOLINHAS DE ARTE,
QUANTO A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DAS DIVERSAS LIN-
GUAGENS ARTISTICAS A NIVEL DE 1o. GRAU, E DE CURRICULO PROFISSIONALI-
ZANTES A NIVEL DE 2o. GRAU.

BibliografiaInício da Vigência em 1962/1

BARBOSA, ANA MAE TAVARES BASTOS
TEORIA E PRATICA DA EDUCACAO ARTISTICA ED. CULTRIX 1975
READ, HERBERT BUENOS AIRES
EDUCACION POR EL ARTE ED. PAIDOS 1955
FELDMAN, E. BURKE NOVA JERSEY
BECOMING HUMAN THROUGH ART; A ESTETIC EXPERI- ED. P. HALL 1970
ENCE IN THE SCHOOL
OSTROWER, FAYGA PETROPOLIS
CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIACAO ED. VOZES 1978
LOWENFELD, VIKTOR ARGENTINA
DESARROLLO DE LA CAPACIDAD CREADORA ED. KAPELUZS 1970
DUARTE JR., JOAO FRANCISCO NOVA YORK
PORQUE ARTE-EDUCACAO ? ED. PAPIRUS 1970
BARBOSA, ANA MAE TAVARES BASTOS SAO PAULO
RECORTE E COLAGEM ED. CORTEZ 1980
CRUZ, TERESINHA ROSA BRASILIA
FUNCOES DA ARTE NA EDUCACAO, IN REVISTA EDUCA- ED. MEC 1980
CAO, No. 34
SLADE, PETER SAO PAULO 4a. EDICAO
JOGO DRAMATICO INFANTIL ED. SUMMUS 1974
CONDE, CECILIA RIO DE JANEIRO
LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCACAO. IN ARTE & EDUCA- ED. SOBREART 1974
CAO.
CLERO, CLAUDE SAO PAULO
AS ATIVIDADES PLASTICAS NA ESCOLA E NO LAZER ED. CULTRIX S/D
CRUZ, TERESINHA ROSA BRASILIA
ARTE EDUCACAO ENCARTE: EM ABERTO ED. INEP 1983