Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

HISTORIA DA EDUCACAODISCIPLINA 191060

VER OFERTA

ÓrgãoTEF Departamento de Teoria e Fundamentos
Código191060
DenominaçãoHISTORIA DA EDUCACAO
NívelGraduação
Vigência1962/1
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

DISCUSSÃO DOS PRESSUPOSTOS E CATEGORIAS DO DISCURSO HISTÓRICO, COMPREENSÃO HISTÓRICO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO DAS TENDÊNCIAS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL ATRAVÉS DOS TEMPOS HISTÓRICOS CONTEXTUALIZANDO A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, ESTADO E SOCIEDADE.

Programa

01. PRELIMINARES
A EVOLUCAO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS COMO UM ASPECTO DA HISTORIA DA
CULTURA. FONTES RELEVANTES PARA A PESQUISA E ESTUDO DA HISTORIA DA
EDUCACAO. SELECAO DOS FATOS EDUCATIVOS. VALOR DOS ESTUDOS DA HISTO-
RIA DA EDUCACAO.
02. A EDUCACAO NAS SOCIEDADES PRE-LETRADAS
A EDUCACAO COMO PROCESSO CO-NATURAL AO HOMEM. A INTENCAO EDUCATIVA
DOS POVOS PRE-LETRADOS: CARATER ASSISTEMATICO DA EDUCACAO.
03. A EDUCACAO NA ANTIGUIDADE CLASSICA GRECIA:
AS ORIGENS HOMERICAS DA EDUCACAO CLASSICA. OS IDEAIS EDUCATIVOS ES-
PARTANOS E ATENIENSES. OS SOFISTAS E AS LIDERANCAS DEMOCRATICAS.
SOCRATES EDUCADOR. A REPUBLICA E OS IDEAIS PEDAGOGICOS DE PLATAO O
COSMOPOLITISMO DA EDUCACAO HELENISTICA.
ROMA:
OS IDEAIS PRIMITIVOS DA EDUCACAO ROMANA. A INFLUENCIA GREGA. QUINTI-
LIANO E A FORMACAO DO ORADOR. A PEDAGOGIA DO CRISTIANISMO.
04. A EDUCACAO MEDIEVAL:
A PATRISTICA E SUA CONTRIBUICAO PARA A PEDAGOGIA. PRINCIPIOS E DIRE-
TRIZES DA PEDAGOGIA ESCOLASTICA. O SURGIMENTO E A EVOLUCAO DAS UNI-
VERSIDADES. A EDUCACAO CAVALHEIRESCA: DISCIPLINA SOCIAL.
05. A EDUCACAO MODERNA:
A RENASCENCA E O HUMANISMO PEDAGOGICO. A REFORMA EDUCACIONAL PROTES-
TANTE E A CONTRA-REFORMA. A SOCIEDADE DE JESUS E O "RATIO STUDIO-
RUM".
06. A PEDAGOGIA REALISTA DO SECULO XVII
A NOVA DIDATICA: COMENIO. O RACIONALISMO DE DESCARTES. O EMPIRISMO
INGLES. LOCKE.
07. O SECULO XVIII: O ILUMINISMO E SUAS RELACOES COM A EDUCACAO
O CONCEITO DO ILUMINISMO. A ENCICLOPEDIA. A "RESOLUCAO COPERNICIANA"
NA EDUCACAO. ROUSSEAU E O NATURALISMO PEDAGOGICO: "IMILIO". A REVO-
LUCAO FRANCESA E A EDUCACAO NACIONAL.
08. AS REALIZACOES EDUCATIVAS E SISTEMATIZACOES PEDAGOGICAS DO SECULO
XIX
PESTALOZZI E O NEO-HUMANISMO SOCIAL. O INTELECTUALISMO PEDAGOGICO DE
HERBERT. FROEBEL E OS JARDINS DE INFANCIA. SPENCER E O CIENTIFICISMO
PEDAGOGICO.
09. A EDUCACAO NO SECULO XX: A EXPERIMENTACAO PEDAGOGICA DA ATUALIDADE
O METODO MONTESSORI. OS GRANDES TEORICOS DA PEDAGOGIA ATIVISTA: J.
DEWEY E J. PIAGET.
10. TENDENCIAS DA EDUCACAO CONTEMPORANEA
OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS. PERSPECTIVAS PARA A ESCOLA DO FUTURO.

Bibliografia

LUZURIAGA, L. SAO PAULO 4a. EDICAO
HISTORIA DA EDUCACAO E DA PEDAGOGIA ED. NACIONAL 1969
LEIF, J. E RUSTIN, E. SAO PAULO
PEDAGOGIA GERAL DO ESTUDO DAS DOUTRINAS PEDAGO- ED. NACIONAL 1960
GICAS.
JAEGER, W. SAO PAULO
PAIDEIA ED. HERDER S/D
PLATAO SAO PAULO
A REPUBLICA ED. HEMUS 1970
MAQUIAVEL, N. SAO PAULO
O PRINCIPE ED. HEMUS 1977
ROUSSEAU, J. J. SAO PAULO 3a. EDICAO
EMILIO OU DA EDUCACAO ED. DIFEL 1979
DEWWY, J. SAO PAULO
DEMOCRACIA E EDUCACAO ED. NACIONAL 1979
DEWEY, J. SAO PAULO 4a. EDICAO
DEMOCRACIA E EDUCACAO ED. NACIONAL 1979
MARROU, H. I. SAO PAULO
HISTORIA DA EDUCACAO NA ANTIGUIDADE ED. HERDE 1957
RICH, J. M. RIO DE JANEIRO
BASES HUMANISTICAS DA EDUCACAO ED. ZAHAR 1975
HUBERT, R. SAO PAULO
HISTORIA DA PEDAGOGIA ED. NACIONAL 1979
MORENO, J. M. MADRID
HISTORIA DE LA EDUCACION ED. PARANINFO 1974