Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

AGROECOLOGIADISCIPLINA 190519

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código190519
DenominaçãoAgroecologia
NívelGraduação
Vigência2006/1
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Estudo dos problemas da agricultura convencional sob as óticas ecológica, econômica e social; agroecologia: conceitos e princípios; visão das diferentes escolas; enfoque sistêmico; construção de diagramas; desenho de agroecossistemas sustentáveis e a aplicação de conceitos e princípios; valoração ambiental/externalidades; interface agricultura/áreas de proteção; inserção da proposta agroecológica na agricultura familiar - diagnósticos participativos; transição para agroecologia - etapas; diagnóstico de agroecossistemas; avaliação da transição através de indicadores de sustentabilidade.

Programa

Ao padecermos de uma série de problemas sociais e ambientais provenientes da adoção de um modelo insustentável de produção agrícola, ao mesmo tempo observamos um importante e relativo crescimento de atividades relacionadas à sustentabilidade nos diversos agroecossistemas. Parte desse avanço deve-se à oferta recente de profissionais com boa formação interdisciplinar, relacionando e integrando os diferentes saberes e competências para a construção de um novo olhar de desenvolvimento e que, esteja em sintonia com a "oferta canalizada" de recursos naturais. Como formação complementar, a disciplina tem como objetivo, inserir uma outra perspectiva relacionada à produção de alimentos, baseada na utilização e manutenção dos agroecossistemas, sempre ancorada em conceitos e ferramentas utilizadas pela ciência Agroecologia. Ainda, propiciar o envolvimento e incorporação do aluno em áreas de conhecimento diversas, como a própria Ecologia, a Agronomia, a Economia e a Sociologia, navegando por questões relacionadas às estratégias alternativas de desenvolvimento rural e suas principais perspectivas políticas.
Conteúdo: I. Introdução à Agroecologia; 1. A evolução do pensamento agroecológico; 2. A necessidade de sistemas sustentáveis de produção de alimentos; 3. Soluções e rumo à sustentabilidade; 4. Agroecossistemas: estrutura e funcionamento em contraposição aos sistemas naturais; 5. Agroecossistemas: fatores determinantes, recursos, processos e sustentabilidade; II. Planejamento de Sistemas e Tecnologias Agrícolas Alternativas. 1. Geração de tecnologias sustentáveis apropriadas à Agricultura Familiar; 2. Desenvolvendo Agroecossistemas Sustentáveis; 3. Agricultura tradicional; 4. Programas de desenvolvimento agrícola com enfoque ecológico; 5. Agricultura orgânica; 6. Agroecologia versus Substituição de Insumos; III. Sistemas alternativos de Produção; 1. Sistemas de policultivos; 2. Cultivos de cobertura e cultivo mínimo; 3. Rotação de culturas e cultivo mínimo; 4. Sistemas agroflorestais; IV. Rumo ao futuro: Agricultura Sustentável; 1. Transição para agroecologia; 2. Diagnóstico de agroecossistemas; 3. Avaliação da transição através de indicadores de sustentabilidade.
As aulas estarão programadas para funcionar como um espaço de aprendizagem coletiva, buscando-se a integração entre a teoria e a prática in situ. Para tanto, envolverá leitura prévia obrigatória dos textos de apoio, conforme indicado no plano de aulas, sendo essenciais para melhor fundamentar e enriquecer a participação em aula. Além disso, serão utilizadas aulas expositivas e participativas, com utilização de exemplos ilustrativos, debates, discussões em grupo. A expectativa é que os participantes sejam incentivados à reflexão, visando correlacionar os conceitos e proposições abordados na disciplina com a atual realidade. A exploração dos temas demandará participação ativa de todos. As aulas expositivas serão seguidas de discussões sobre o conteúdo apresentado/proposto para cada sessão. As aulas expositivas contarão com uma bibliografia obrigatória e outra complementar. Será exigida dos alunos a leitura prévia da bibliografia obrigatória, de modo que a última hora da aula expositiva seja dedicada à discussão dessa leitura.
Ao final da disciplina, os alunos poderão ser capazes de produzir e difundir o conhecimento científico, baseado em conceitos da referida ciência, contribuindo diretamente para a implementação de sistemas agrícolas que respeitem as interações para o equilíbrio e preservação dos recursos naturais, nos vários níveis geográficos, voltadas principalmente à agricultura de base familiar.

Bibliografia

Autor Local No Edição
ALTIERI, M.A. Porto Alegre Quinta
Obra Editor Ano
Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. UFRGS 2009
Autor Local No Edição
ALTIERI, M.A. Guaíba
Obra Editor Ano
Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 592p. Agropecuária 2002
Autor Local No Edição
ALTIERI, M.A. Barcelona
Obra Editor Ano
Por qué estudiar la agricultura tradicional? In: GONÇÁLEZ ALCANTUD, J. A.; GONÇALEZ DE MOLINA, M. (Ed.) La tierra: mitos, ritos y realidades. p.332-350 Anthopos 1992
Autor Local No Edição
AQUINO, A.M. de & Assis, R.L. de. Brasília
Obra Editor Ano
Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura sustentável. Embrapa 2005
Autor Local No Edição
CAPORAL, F.R.; COSTABEBER, J.A.; GERVÁSIO, P. Brasília
Obra Editor Ano
Agroecologia : uma ciência do campo da complexidade.:. 111 p. MDA/SAF/
DATER 2009
Autor Local No Edição
CARMO, M.S. (Re) São Paulo
Obra Editor Ano
Estruturação do sistema agroalimentar no Brasil: a diversificação da demanda e a flexibilização da oferta. IEA 1996
Autor Local No Edição
CHABOUSSOU, F. Porto Alegre
Obra Editor Ano
Plantas doentes pelo uso de agrotóxicos: a teoria da trofobiose. L&PM 1987
Autor Local No Edição
COLLINS, W. W. & QUALSET. C. O. London
Obra Editor Ano
Biodiversity in Agroecossistems. CRC Press 1998
Autor Local No Edição
GLIESSMAN, S.R Porto Alegre Segunda
Obra Editor Ano
Agroecologia: Processos ecológicos em agricultura sustentável. Univ./UFRGS 2001
Autor Local No Edição
GOTSCH, E. R. de Janeiro
Obra Editor Ano
Break-through in agriculture. AS-PTA 1995
Autor Local No Edição
PRIMAVESI, A. São Paulo
Obra Editor Ano
Agroecologia, Ecosfera, Tecnologia e Agricultura
Nobel 1997
Autor Local No Edição
REIJNTJES, C. : HAVERKORT, B. & WALTER-BAYER, A. R. de Janeiro
Obra Editor Ano
Agricultura para o Futuro. Uma Introdução a Agricultura Sustentável e de baixo uso de insumo. AS-PTA 1999
Autor Local No Edição
SILIPRANDI, E. Porto Alegre
Obra Editor Ano
Desafios para a extensão rural: o "social" na transição agroecológica. In: Agroecologia. e Desenvolvimento Rural. Sustentável, 3 (3). jul/set. p. 38-48. 2002
Autor Local No Edição
VIVAM, J.L. R. de Janeiro
Obra Editor Ano
Agricultura e Florestas: Princípios de Uma Interação Vital Agropecuária 1998