Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIALDISCIPLINA 181315

VER OFERTA

ÓrgãoEPR Departamento de Engenharia de Produção
Código181315
DenominaçãoOrganização Industrial
NívelGraduação
Início da Vigência em2009/1
Pré-requisitos EST 115045 Probabilidade e Estatística OU
ENC 207632 Estatíst Apl a Eng Ambiental
EmentaInício da Vigência em 1971/2

Maturidade e valor em sistemas de produção. Estratégia de produção. Modelos de produção. Gestão da cadeia de suprimento. Custos e formação de preços. Engenharia econômica. Gestão da qualidade. Gestão de projetos. Planejamento e controle da produção.

ProgramaInício da Vigência em 1971/2

a. MATURIDADE E VALOR EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO: Valorização em sistemas de produção. Posicionamentos tempo-espaço em trajetórias de excelência, em diversos espaços de valorização, sob diferentes perspectivas de tempo.
b. ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO: Estratégia corporativa, vantagem competitiva, forças que moldam a competição na indústria, cadeia de valor, implementação da estratégia, balanced scorecard, mapa estratégico, estratégias funcionais, estratégia de produção/operações, sistema americano/sistema japonês, conteúdo e processo da estratégia de produção, fatores competitivos e objetivos de desempenho, dimensões competitivas da produção, trade-offs, decisões na estratégia de produção e alternativas estratégicas: CKD.
c. MODELOS DE PRODUÇÃO: Revolução industrial, processo de industrialização no Brasil, política industrial brasileira, setores industriais, indústria de serviços, sistemas de produção, modelos de industrialização e produção, o modelo Toyota, produção enxuta, sincronização enxuta, clusters.
d. GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO: Conceitos e tipos de cadeias de suprimentos. Modelos para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Sistemas de informação para gestão da cadeia de suprimentos.
e. CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS: Custos na indústria e nos serviços. Despesas operacionais. Ponto de equilíbrio. Custeio baseado em atividades.
f. ENGENHARIA ECONÔMICA: Conceitos de Matemática Financeira. Comparação de alternativas de investimento e financiamento de projetos utilizando valor presente líquido, taxa interna de retorno, conceitos de depreciação e substituição de equipamentos.
g. GESTÃO DA QUALIDADE: Conceituação de qualidade. Ferramentas de qualidade: histogramas, diagramas de causa e efeito, diagramas de pareto, folhas de verificação, gráficos lineares, diagramas de dispersão e fluxogramas. Avaliação da qualidade por atributos ou por variáveis. Custos da qualidade: prevenção, inspeção, falhas internas e falhas externas. Controle estatístico de processos. Confiabilidade, manutenibilidade e disponibilidade. Famílias ISO de normas de qualidade: ISO 9000, ISO 14000 e ISO 26000.
h. GESTÃO DE PROJETOS: Guias de melhores práticas. Redes de projeto. Determinação de caminhos críticos. Custos e otimização em redes de projetos. Cronograma físico-financeiro de projetos.
i. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: Planejamento da capacidade. Estoques. Localização das instalações. Projeto do produto e processo. Arranjo físico de instalações. Projeto e medida do trabalho.

BibliografiaInício da Vigência em 1971/2

a. Corrêa, Henrique L. e Mauro Caon, Gestão de Serviços, 1ª edição, São Paulo: Atlas, 2002.
b. Normas ISO 9000, ISO 14000 e ISO 26000.
c. PMI, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), 4ª edição, Project Management Institute - PMI, 2008.
d. Samanez, Carlos Patricio, Engenharia Econômica, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
e. Slack, Nigel, et al. Administração da Produção: edição compacta, revisão técnica Henrique Corrêa e Irineu Gianesi, 1ª Ed. - 12ª Reimpr., São Paulo: Atlas, 2009.