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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PROCESSO DE TRABALHO E RELACIONAMENTO INTERPESSOALDISCIPLINA 180530

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ÓrgãoFCE UnB - Faculdade da Ceilândia
Código180530
DenominaçãoProcesso de Trabalho e Relacionamento Interpessoal
NívelGraduação
Vigência1988/2
Pré-requisitos FCE 179825 S e S 2: A Cons Soc Proc Doen E
FCE 179906 Contex Hist Soc da Enfermagem
Ementa


Aborda os referenciais teóricos norteadores do processo de trabalho em Saúde/Enfermagem, os instrumentos para o trabalho em grupo. Apresenta as dimensões teóricas e metodológicas do relacionamento interpessoal no processo de cuidar em saúde e enfermagem/ saúde. Busca desenvolver competências e habilidades valorizando a clínica do sujeito, o planejamento da sistematização da relação de ajuda e a cooperação no trabalho na equipe trabalho coletivo em saúde.

Programa


Módulo 1
1. Apresentação da disciplina, dos docentes e do corpo discente
2. O Processo de trabalho em Saúde/Enfermagem;
3. Os métodos de organização da divisão do trabalho em Enfermagem;
4. A humanização na produção de cuidados em saúde;
Módulo 2
5. A comunicação terapêutica e a clínica do sujeito;
6. Desenvolvimento da personalidade - abordagem psicodinâmica;
7. Mecanismos de defesa/Teoria da crise;
8. Avaliação Módulos 1 e 2 (N1)
Módulo 3
9. Introdução ao processo grupal/O processo de liderança;
10. A formação de grupo - conflitos, resistência e negociação;
11. O trabalho em equipe;
Módulo 4
12. Relacionamento interpessoal de ajuda/Sistematização da relação de ajuda;
Módulo 5
13. Redes sociais de suporte/Cuidando do cuidador.
14. Avaliação Módulos 3, 4 e 5 (N2)
15. Encerramento da disciplina

Bibliografia


Bibliografia básica:

1. Silva Maria Júlia Paes. São Paulo. Comunicação tem remédio - A comunicação nas relações interpessoais em saúde. Loyola, 2005.

2. CHIAVENATO, I. São Paulo1;Teoria, processo e prática. Mac Graw Hill do Brasil,
1985.

3. PERESTELO, D. Rio de Janeiro.A Medicina da pessoa. Atheneu, 1982.

Bibliogafia Complementar:

1. STEFANELLI, M.C. São Paulo; Comunicação com o paciente - teoria e ensino. Robe,
1993.

2. ZIMERMAN, David E.Porto alegre. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica – uma abordagem didática. Artmed, 1999.

3. Deslandes, Suely Ferreira (Org.). Rio de Janeiro. Humanização dos cuidados em Saúde – conceitos, dilemas e práticas. Fiocruz, 2006.

4. MIRANDA, C.F. & MIRANDA, M.L. Bahia. Construindo a relação de ajuda. Crescer,
1993.

5. ARAÚJO, Inesita soares de; CARDOSO, Janine Miranda. Rio de Janeiro:Comunicação e saúde. FIOCRUZ, 2007. 152p.

6. PEDUZZI, M.Campinas. Equipe Multiprofissional de Saúde: interface entre trabalho e interação (Tese Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, 1998.

7. Peduzzi, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito, e tipologia. Rev. de Saúde Pública. v.35,n.1 fev.2001.

8. SILVA,M.J.P Qual o tempo do cuidado? Humanizando os cuidados de enfermagem. S. Paulo: Centro Universitário S. Camilo: Loyola:2004.

9. Pinho,L,B: Santos, SMA. O relacionamento interperssoal como instrumento no cuidado do hospital geral. Ver. Cogitare Enfermagem, 12(3): Jul/set 2007.p 377-385.

10. ALMEIDA, M. C. P.; ROCHA, S. M. M. São Paulo. O trabalho da enfermagem. Cortez,
1997.

11. WALDOW, V.R. Porto Alegre. Cuidado humano: o resgate necessário. Cuidar: expressão humanizadora da enfermagem.

12. Waldow, V.R. Petrópolis. RJ: VOZES,2006