Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

IMUNOLOGIA MÉDICADISCIPLINA 171662

VER OFERTA

ÓrgãoFMD Faculdade de Medicina
Código171662
DenominaçãoImunologia Médica
NívelGraduação
Início da Vigência em1992/2
Pré-requisitos FMD 110604 Morfofuncional 2 E
CEL 123838 Citologia E
CEL 110566 Bioquímica e Biofísica Médica E
GEM 110582 Genética e Biologia Molecular
EmentaInício da Vigência em 2009/2

1. APRESENTAÇÃO:
A disciplina IMUNOLOGIA MÉDICA, de 6 créditos, é oferecida semestralmente, em caráter obrigatório, para os estudantes do curso de Medicina da Universidade de Brasília. A cada semestre, 10 vagas são franqueadas a profissionais de saúde (médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, veterinários e outros), como oportunidade para reciclagem nos conhecimentos básicos da Imunologia.

2. OBJETIVOS:
A disciplina visa concorrer para a formação do médico geral através do entendimento do papel do sistema imunitário na preservação da saúde e na prevenção da doença, e as circunstâncias e mecanismos pelos quais este sistema pode gerar ou agravar doenças. O conhecimento não será tratado como um fim em si, mas como um meio para se alcançar adequada formação profissional e o aperfeiçoamento da capacidade crítica e da criatividade. Os professores da Disciplina pretendem oferecer aos alunos o estímulo e os instrumentos necessários para que eles aprendam Imunologia, mas a responsabilidade pela aprendizagem é do aluno.

ProgramaInício da Vigência em 2009/2

. REGIME DIDÁTICO:
O curso constará de sessões de discussão de temas, aulas práticas e monografias. As sessões de discussão de temas serão desenvolvidas com base no conteúdo dos roteiros para discussão de tema, disponíveis no fim do presente programa ou via internet, na página na Faculdade de Medicina (http://www.unb.br/fm/) ? Graduação ? Disciplinas ? Imunologia Médica. Os roteiros contem os tópicos para a discussão e as indicações bibliográficas necessárias para a preparação das sessões de discussão. Estas serão desenvolvidas com a participação ativa de todos os alunos, que serão solicitados a emitir suas opiniões sobre os temas tratados. Assim, é essencial o preparo prévio do assunto.

4. AVALIAÇÕES:
Serão utilizados 4 processos para a avaliação do aluno:
a) Provas sobre temas teóricos: Serão realizadas três provas com data previamente marcada durante o desenvolvimento da disciplina. Versarão sobre os temas tratados nas sessões de discussão e terão abrangência cumulativa. Objetivam avaliar a capacidade crítica, a criatividade e a conduta frente a situações-problemas. Será permitida a consulta a livros e anotações, mas não a colegas e professores.
b) Provas sobre temas práticos: Serão aplicadas após cada uma das aulas práticas, e objetivam avaliar a compreensão dos princípios, aplicações e limitações das técnicas discutidas, além da interpretação dos resultados obtidos.

BibliografiaInício da Vigência em 2009/2

10. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
Abbas AK, Lichtman AH. Cellular and Molecular Immunology. WB Sauders,
Janeway CA, Travers P. Immunobiology, Garland.