Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

INTRODUCAO A ATIVIDADE EMPRESARIALDISCIPLINA 170054

VER OFERTA

ÓrgãoFT Faculdade de Tecnologia
Código170054
DenominaçãoINTRODUCAO A ATIVIDADE EMPRESARIAL
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 1971/2

Introdução à Atividade Empresarial tem como objetivo desenvolver competências básicas e emergentes na área de inovação tecnológica, do empreendedorismo e promover o autodesenvolvimento de futuros empreendedores nas 4 temáticas a seguir:
Competências Empreendedoras
Ementa: O comportamento empreendedor e as competências empreendedoras: determinantes e atributos. Cultura e valores. Criatividade. Liderança e gestão. Desenvolvimento e gestão de equipes. Mudança e adaptabilidade.
Plano de Negócio
Ementa: Conceito, estrutura, etapas de elaboração e modelo. Processo de administração e processo empreendedor. Planejamento empresarial. Oportunidades negociais no contexto empreendedor.
Marketing
Ementa: Conceito e importância para o sucesso do empreendimento. Estratégia de marketing, vantagem competitiva e o composto de marketing. Plano de marketing no contexto do Plano de Negócio.
Gestão Financeira
Ementa: Fundamentos e conceitos básicos de Finanças aplicados a uma abordagem funcional das demonstrações financeiras, visando (1) à elaboração do Planejamento Financeiro do Plano de Negócios, abrangendo os "Investimentos Iniciais" (com definição de suas fontes - recursos próprios e financiamento - para a implantação do negócio), o "Demonstrativo de Resultados Projetado" e o "Fluxo de Caixa" e (2) à assimilação de noções de Administração do Capital de Giro e do Disponível, de apuração de Custos de Produção, de apuração e análise de Indicadores Financeiros e do enfoque Microeconômico de Oferta e Demanda.

ProgramaInício da Vigência em 1971/2

Programa da Disciplina de IAE
A disciplina "Introdução à Atividade Empresarial"- IAE, ação da Escola de Empreendedores - EMPREEND/CDT para que os alunos de graduação da UnB desenvolvam competências básicas na área de inovação tecnológica e empreendedorismo. A disciplina possui carga horária de 60 horas, ou seja, 4 créditos e é desenvolvida em quatro módulos integrados: Competências Empreendedoras, Plano de Negócio, Plano de Marketing e Gestão Financeira, cujos conteúdos são descritos a seguir:

" Módulo 1: Competências Empreendedoras (C.H: 8 horas)
Ementa: O comportamento empreendedor e as competências empreendedoras: determinantes e atributos. Cultura e valores. Criatividade. Liderança e gestão. Desenvolvimento e gestão de equipes. Mudança e adaptabilidade.
Objetivo: Viabilizar o desenvolvimento de competências para que possibilite ao estudante identificar aspectos críticos de sucesso empresarial relacionado ao comportamento empreendedor.
" Módulo 2: Plano de Negócio (C.H: 22 horas)
Ementa: Conceito, estrutura, etapas de elaboração e modelo. Processo de administração e processo empreendedor. Planejamento empresarial. Oportunidades negociais no contexto empreendedor. Plano de negócio.
Objetivo: Instrumentalizar o estudante para que desenvolva competências que possibilitem utilizar os conceitos de planejamento empresarial para elaborar o Plano de Negócio.
" Módulo 3: Plano de Marketing (C.H: 14 horas)
Ementa: Conceito e a importância do Marketing para o sucesso do empreendimento. Estratégia de marketing, vantagem competitiva e o composto de marketing. Plano de Marketing no contexto do plano de negócio.
Objetivo: Capacitar o estudante para que desenvolva competências que lhe possibilite utilizar os conceitos de Marketing para elaboração de um Plano de Negócio.
" Módulo 4: Gestão Financeira (C.H: 16 horas)
Ementa: Planejamento financeiro do plano de negócio; fundamentos da gestão financeira; origens e aplicações de recursos de um negócio; custos de produção e receitas de vendas; administração dos planos financeiros, análise de retorno do investimento.
Objetivo: Capacitar o estudante para que ele desenvolva competências para elaborar o Planejamento Financeiro do Plano de Negócio.

BibliografiaInício da Vigência em 1971/2

" COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS:
Obra Autor
Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. DORNELAS, J. C. A. Campus: 2001.
O empreendedorismo como tema de estudos superiores: empreendedorismo, ciência, técnica e arte. FILION, L. J. Campus: 2001.
Investigando o potencial empreendedor e de liderança criativa. GIMENEZ, F. A. P. e Júnior, E. I.
Empreendedorismo e plano de negócio. PALMEIRA, M.
Criatividade hoje: como se pratica, aprende e ensina. PREDEBON, José. Atlas: 2003.
Criatividade: abrindo o lado inovador da mente: um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser criança. PREDEBON, José. Atlas: 2005.
Comportamento organizacional. ROBBINS, S. P. Prentice Hall: 2005.
Empreendedorismo: competência essencial para pequenas e médias empresas. SOUZA, E. C. L.
Gestão da Inovação. TIDD, Joe; BESSANT, John ; PAVITT, Keith: 2008.
Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. OCDE, Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento: 2006
As regras da Inovação: Como gerenciar, como medir e como lucrar. DAVILA, Tony; EPSTEIN, J. Marc; SHELTON, Robert. Bookman: 2007

" PLANO DE NEGÓCIO:
Obra Autor
Manual de gestão empresarial. BULGACOV, S. Atlas: 1999
Administração estratégica de mercado. AAKER, D. A. Bookman: 1999
Administração estratégica. CERTO, S. C.; PETER, J. P. Makron Books: 2005.
Fundamentos da iniciativa empresarial. DEGEN, R. McGraw-hill: 1989.
O segredo de Luiza. DOLABELA, F. C. Cultura: 2006.
Boa idéia! E agora? FILION, L. J.; DOLABELA, F. C. Cultura, 2000.
O mito do empreendedor. GERBER, M. E.
Como montar seu plano de negócios. McLAUCHLIN, H. J.
Planejamento estratégico. OLIVEIRA, D. P. R. Atlas, 2001.
Criando seu próprio negócio. PEREIRA, H. J.; SANTOS, S. A. S.
Construindo planos de negócios. SALIM, C. S. et. Al: 2005
Making Money PRATCHETT, Terry.Harper:2008
A profissão de administrador DRUCKER, Peter Ferdinand. Pioneira Thomson Learning: 2001.





" PLANO DE MARKETING:
Obra Autor
Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. DORNELAS, J. C. A. Campus: 2001.
Manual de gestão empresarial. BULGACOV, S. Atlas, 1999.
Princípios de marketing. KOTLER, Philip e Armstrong, Gary. Prentice -Hall: 2004.
Administração de marketing. KOTLER, Philip. Prentice-Hall: 2005.
Pesquisa mercadológica: texto e casos. BOYD JR.,H. W.; WESTFALL, R. Getúlio Vargas: 1982.
Administração de marketing. COBRA, Marcos. Marcos Cobra: 2003.
Administração de vendas. LAS CASAS, A. L. Atlas: 2004.
Introdução à pesquisa de marketing: Uma orientação aplicada. MALHOTRA, K. Naresh. Bookman: 2001.
Cim Marketing Communications Bundle FILL. Buterworth-heineman.
Marketing: Criando valor para o cliente CHURCHIL JR,Gilbert;PETER J. Paul . Saraiva.

" GESTÃO FINANCEIRA:
Obra Autor
Gestão financeira nas pequenas e médias empresas. LEMES JUNIOR, Antonio Barbosa.
Empreendedorismo e plano de negócio. PALMEIRA, Mirian.
Princípios de administração financeira. GITMAN, Lawrence. Pearson Education.
Contabilidade básica. MARION, José Carlos. Atlas: 2008.
Administração do capital de giro. ASSAF NETO, Alexandre; TIBÚRCIO SILVA, César Augusto. Atlas.
Curso de contabilidade de custos. LEONE, George. Atlas: 2009.
O segredo de Luísa DOLABELA, Fernando. Sextante:2008
Gestão financeira: ênfase em aplicações e casos nacionais. WERNKE, Rodney. Saraiva.