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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL 2DISCIPLINA 157937

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ÓrgãoMUS Departamento de Música
Código157937
DenominaçãoPrática de Ensino e Aprendizagem Musical 2
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitos MUS 157945 Prática Ens e Aprend Musical 1
EmentaInício da Vigência em 2009/2

Laboratório de ensino e aprendizagem enfocando a reflexão sobre e na prática pedagógica dos alunos. Relação dos princípios que sustentam essas práticas com as tendências da didática atual. Aplicação de princípios pedagógicos em aulas de música.

BibliografiaInício da Vigência em 1971/2

Bibliografia Principal:
SOUZA, Jusamara (Org). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre, UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Música, 2000.

PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000.

FONTERRADA, M. T. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: UNESP, 2005.

GREEN, Lucy. Pesquisa em Sociologia da Educação Musical. In: Revista da ABEM. V.4, Salvador, 1997, pp.25-35.

ABEM (Org.) Revista da Abem Disponível em http://www.abemeducacaomusical.org.br/revistas.html

HENTSCHKE, Liane. Em sintonia com a música. São Paulo: Moderna, 2006. 56 p. : 1 CD-ROM ISBN 851605140

PENNA, Maura L. Música(s) e seu ensino. 2 ed., rev e atual. Porto Alegre: Sulina, 201'0, 246 p. ISBN 9788520505755


Bibliografia Complementar:
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. [ 3. ed. ]. São Paulo: Peirópolis, 2010. 204 p.

FRANÇA, Cecília Cavalieri. Para fazer música. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. 127 p. + 1 CD-ROM (Coleção música editada ). ISBN 9788570417343

KATER, Carlos; LOBÃO, Paulo. Musicalização através da canção popular brasileira: propostas de atividades criativas para uso na escola. São Paulo: Atravez, Associação Artístico-Cultural, 2001.

MIZUKAMI, Maria da Graça N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, E.P.U., 1986.

PENNA, Maura e MARINHO, Vanildo. Ressignificando e recriando músicas: a proposta do re-arranjo. In MARINHO, V. e QUEIROZ, L. R. (ORG) Contexturas: o ensino das artes em diferentes espaços. João Pessoa: Ed Universitária, CCHLA - PPGE, 2001, pp.123-178.
SANTOS, Regina M. A natureza da aprendizagem musical e suas implicações curriculares - análise comparativa de quatro métodos. In: Fundamentos da Educação Musical 2. Porto Alegre, UFRGS, 1994, pp.07-112.