Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

INTRODUCAO A ESTILOS E PRATICAS MUSICAIS DOS SECULOS XVII E XVIIIDISCIPLINA 149861

VER OFERTA

ÓrgãoMUS Departamento de Música
Código149861
DenominaçãoINTRODUCAO A ESTILOS E PRATICAS MUSICAIS DOS SECULOS XVII E XVIII
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 1971/2

INTRODUCAO A MUSICOLOGIA APLICADA, FOCALIZANDO A MUSICA
DOS SECULOS 17/18, PARTINDO DA EMANCIPACAO DO ESTILO BARROCO ATRAAVES
DA OBRA DE MONTEVERDI, E PERFAZENDO VERTENTES REGIONAIS NA FRANCA E
ALEMANHA, CULMINANDO COM ABRA DE J.S.BACH. ESTUDO CRITICO DOS TRATADOS
E TEXTOS DE EPOCA SOBRE PRATICAS DE EXERCUCAO TAIS COMO: ORNAMENTOS,
RITMO, TEMPERAMENTO, METRICA, ESTILOS DE DANCA, ARTICULACAO, FRASEADO
VIBRADO, ENTRE OUTROS. APLICACAO EXSPERIMENTAL E CRIATIVA DOS CONHECI-
MENTOS TEORICOS AS OBRAS MUSICAIS SELECIONADAS.DESENVOLVIMENTO DA LEI-
TURA DA NOTACAO MUSICAL E DE IMPLICACOES NA PRATAICA ATRAVES DE EDI-
COES ORIGINAIS E MANUSCRITOS.

ProgramaInício da Vigência em 1971/2

CONTEUDO PROGRAMATICO
1.0 - O repertorio musical sera definido individualmente para cada
aluno em obras solo e/ou na formacao de trio sonata, e em grupo
que desenvolverao projetos especificos adequados ao conteudo te-
orico do programa da disciplina.
REPERTORIO MUSICAL
1.0 - OBRAS SOLO: Especifica ao seu instrumento, em trio sonata ou so-
lo. Ex. Partilha ou Sonata de J.S.Bach(piano, violino, flauta,
cello, oboe, violao). Arias ou solos de cantata, missa, ballet,
etc...(canto)
OBRAS EM FORMACAO MULTIPLA
Ex: Monteverdi/cena de Orfeo, Madrigais concertati, etc...,Schin,Schu-
tz-Kleine geistliche Konzerte, Oratorio(trechos) Scarlatti-Griselda ,
Mitridate,etc..., Lully, Clerambault, Charpentier-Cantatas, oratorio ,
etc.../F. Couperin - lecons des Tenebres, musica instrumental/Corelli,
Vivaldi, Tartini - Cantatas, concerto instrumental/J.S.Bach-Cantatas.
CONTEUDO TEORICO
A - Fundamentos do estilo barroco: terminologia, desenvolviemnto his-
torico, estetico, tratamento da harmonia e contraponto, ritmo, as
dancas, os affetti, eo baixo continuo.
B - O desenvolvimento do estilo barroco: musica sacra e secular, ins-
trumental e vocal, e seus respectivos generos (opera, oratorio,
missa, moteto, cantata, fantasia/fancy,concerto).
C - Tecnicas de execucao e preparacao para uma obra:
C.1 - O texto: as edicoes e como diferencia-las, o interprete como
editor.
C.2 - O andamento: formulas de compasso, indicacoes de andamento/
(Andante, Adagio, etc...), as formas de dancas,flexibilidade
no andaamento e em recitativos, rallentandos.
C.3 - A linha medodica: sustentacao e inflexao, fraseado e articu-
lacao, dinamica, ecos, vibrato, acentuacao, sincope e hemio-
la.
C.4 - O ritmo: "inegalite" ritmos pontuados, ritmos ternarios, al-
teracoes ritmicas.
C.5 - Acidentes: uso na musica barroca, persitencia de acidentes,
exemplos do uso acidentes.
C.6 - Ornamentacao da linha melodica: escolha e necessidade, orna-
mentacao livre.
C.7 - Ornamentos especificos: appgiatura e suas varias apresenta-
coes, tirata, acciaccatura, trinado, mordente, grupetto, no-
tas de passagem, ornamentos compostas.
C.8 - Acompanhamento: improvisacao, o recitativo, instrumentos de
acompanhamento.
C.9 - O som: o som e o estilo, transparencia, o equilibrio na mu-
sica e na interpretacao.
D - Consideracoes sobre a retorica musical eo estilo barroco:desenvol-
vimento da ilustracao em musica e sua utilizacao na musica instru-
mental e vocal de J,S.Basch.

BibliografiaInício da Vigência em 1971/2

A - TRATADOS DE EPOCAS(fontes primarias):
Autor : BACH, C.P.E.
Obra : Versuch...
Local : Berlin
Ano : 1753
Autor : COUPERIN,
Obra : L'Art de Toucher le Clavecin.
Local : Paris/Franca
Editor:
Edicao:
Ano : 1716/17
Autor : HOTTETERRE,
Obra : Principes...
Local : Paris/Franca
Editor:
Ano : 1707
Autor : MOZART, L.
Obra : Violinschule.
Local :
Editor: Augsburg
Ano : 1756
Autor : QUANTZ,J.J.
Obra : Essai...Pierre Sechet
Local : Paaris/Franca
Editor: Augsburg Zerfluh
Ano : 1975
Autor : TAATINI, Giuseppe
Obra : Traite des Agrements de la Musique
Local : New York/USA
Editor:
Edicao:
Ano : 1961
B - INTERPRETACAO E EXERCUCAO MUSICAL(fontes secundarias):
Autor : ARNOLD, F.
Obra : The Art of Accompaniment from a Thorough/Bass...
Local : New York/USA
Editor:
Ano : 1931
Autor : BORROFF, Edith
Obra : WM. C. Brown Co. Publishers
Local : Iowa
Editor: Notations and Editions
Ano : 1974
Autor : BOWERS, Jane Meredith
Obra The french Flute School from 1700 to 1790
Local : Berkeley
Editor: University of California/PhD. Dissertacao
Edicao:
Ano : 1971
Autor : CARSE, Adam
Obra : The Orchestra in the XVIII th Century.
Local : New york/USA
Editor;
Edicao:
Ano : 1969
Autor : DOLMETSCH, Arnold
Obra : The Interpretation of the Music of the XVII and XVIII et cen-
turies revealed by contemporary evidence.
Local : Londres/Inglaterra
Edicao:
Ano : 1915
Autor : DONINGTON, Robert
Obra : Baroque Music: Style and Performance(A Handbook)
Local : Londres/Inglaterra
Editor: Faber & Faber
Ano : 1982
Autor : HOWARD MAYER BROWN & STANLEY SADIE
Obra : The Norton Grove handbooks in Music.
Local : Londres/Inglaterra - Nova Ioewue/USA
Editor: W.W Norton & Campany
Edicao: Volume II
Ano : 1989
Autor : MATHER, BETTY & LASOCKI, DAVID
Obra : Free Ornamentation in Woodwind Music: 1700/1775: an abthology
with introduction.
Local : New York/USA
Editor:
Ano : 1976
Autor : MERTIN, Josef
Obra : Early Music: Approaches to Performance Practive,
Local : New York
Editor: Da Capo Press
Ano : 1986
Autor : NEUMANN, FREDERICK
Obra : Ornamentation in Baroque and Post/Baroque Music, with special
emphasis on J.S.Bach.
Local :
Editor: Princeton
Ano : 1978
Autor : RINK, JOHN
Obra : The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation.
Local :
Editor: Cambridge University Press
Edicao:
Ano : 1995
Autor : STRUNK, OLIVER
Obra : Source Readings in Music History.
Local : New York/USA
Edicao: V.03/4
Ano : 1950
OBSERVACAO
Esta bibliografia foi elaborada levando-se em consideracao
a necessidade de os alunos terem acesso real a estas obras. Assim,toda
ela encontra-se disponivel, tamto atraves da Bibliteca Central como em
arquivo pessoal.
Esta bibliografia foi elaborada levando-se em consideracao
a necessidade de os alunos terem acesso real a estas obras. Assim,toda
ela encontra-se disponivel, tamto atraves da Bibliteca Central como em
arquiv