Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

VIOLAO 4DISCIPLINA 149331

VER OFERTA

ÓrgãoMUS Departamento de Música
Código149331
DenominaçãoVIOLAO 4
NívelGraduação
Início da Vigência em1995/1
Pré-requisitos MUS 149314 VIOLAO 2
EmentaInício da Vigência em 1971/2

COORDENACAO MOTORA FINA E ESTUDO DE RECURSOS TECNICO-INTERPRETATIVOS
FUNDAMENTAIS DA TECNICA VIOLONISTICA SUPERIOR APLICADOS A UM REPERTORIO
BASICO REPRESENTATIVO ABRANGENDO EPOCAS, ESTILOS, FORMAS E ESTRUTURAS
VARIADOS, EM NIVEL MEDIO-SUPERIOR DE COMPLEXIDADE E DIFICULDADE, SEQUEN-
TE E COMPLEMENTAR A VIOLAO III.

ProgramaInício da Vigência em 1971/2

A) 1. EXERCICIOS DIVERSOS SEQUENTES E COMPLEMENTADORES A VIOLAO III
2. EXERCICIOS DERIVADOS DE PROBLEMAS CONCRETOS, ABORDANDO RECURSOS
TECNICO-INTERPRETATIVOS ESPECIFICOS.
B) ANALISE TECNICA E INTERPRETACAO DE UM REPERTORIO BASICO CONSTANTE
DE:
1. UMA OBRA RENASCENTISTA - NIVEL APROXIMADO: "FANTASIA QUE CON-
TRAHACE LA HARPA..." (A. DE MUDARRA) OU "QUEEN ELIZABETH GALLI-
ARD" (J. DOWLAND)
2. UMA OBRA BARROCA - NIVEL APROXIMADO: "ALLEMANDE" DE 1a. SUITE
DE ALAUDE (J. S. BACH) "GAVOTES I E II" DA SUITE DE ALAUDE
(J. S.M BACH).
3. UMA OBRA CLASSICO-ROMANTICA - NIVEL APROXIMADO: "MINUETO" DA
SONATA OP. 22 (F. SOR) OU "ESTUDOS 7, 8 OU 9" (F. SOR, EDICAO
SEGOVIA) OU "ESTUDO 1" (N. COSTE) OU "ESTUDO DE CONCIERTO EN
LA" (A. BARRIOS).
4. UMA OBRA MODERNO-CONTEMPORANEA - NIVEL APROXIMADO: "ESTUDOS
1, 2, 3, 8, 11" (VILLA-LOBOS) "TRES APUNTES", "PRELUDIO" E
"FUGA" (LEO BROUWER)
5. UMA OBRA LATINO-AMERICANA OU BRASILEIRA - NIVEL APROXIMADO:
"SUITE POPULAR BRASILEIRA" (VILLA-LOBOS) "VALSAS VENEZUELANAS"
(A. LAURO)
6. CINCO PECAS DE LIVRE ESCOLHA.
OBSERVACOES:
ENTENDA-SE QUE CADA PECA DEVE TER A EXTENSAO DE DUAS OU MAIS PAGI-
NAS OU A DURACAO MINIMA EM TORNO DE DOIS MINUTOS. A CRITERIO DO
PROFESSOR E EM BENEFICIO DO ALUNO, UMA OBRA MAIS EXTENSA OU MAIS
COMPLEXA PODERA SER TOMADA COM PESO DE DUAS OU MAIS "PADRAO". IGUAL-
MENTE, DUAS OU MAIS OBRAS PEQUENAS OU POUCO COMPLEXAS PODERAO SER
ADOTADAS COM PESO DE UMA "PADRAO">
EVENTUALMENTE, NO INTERESSE DO ALUNO, O PROFESSOR PODERA OPTAR POR
CONCENTRAR A ATENCAO SOBRE UM PERIODO OU ESTILO A CADA SEMESTRE, DE
MODO QUE AO FINAL DO CURSO O ALUNO TENHA UM SALDO DE REPERTORIO EQUI-
VALENTE.

BibliografiaInício da Vigência em 1971/2

EMILIO PUJOL
ESCUELA RAZONADA DE LA GUITARRA ED. RICORDI
MARIO RODRIGUES ARENAS
ESCUELA DE LA GUITARRA V. V ED. RICORDI
H. VILLA-LOBOS PARIS
OBRA COMPLETO PARA GUITARRA ED. MAXESCHIG
FERNANDO SOR N. YORK
OBRA COMPLETA FAC-SIMILE ED. SHATTINGER
ESTAQUIO GRILO ED. APOSTILA
EXERCICIOS P/ TECNICA VIOLONISTICA SUPERIOR
EUSTAQUIO GRILO APOSTILA
OBRA PEDAGOGICA: ORIGINAIS, ARRANJOS E REVISOES.
JOHN DOWLAND LONDRES
THE COLLECTED LUTE MUSIC (POULTON) ED. FABER MUSIC
F. NOAD N. YORK
THE BENAISSENCE GUITAR ED. ARIEL
F. NOAD N. YORK
THE CLASSICAL GUITAR ED. ARIEL
R. S. BRINDLE LONDRES
GUITAR COSMOS ED. SCHOTT
M. CASTELNUOVO TEDESCO MILAO
APPUNTI E OUTRAS OBRAS ED. SUVINI-
SERBONI