Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

VIOLAO 2DISCIPLINA 149314

VER OFERTA

ÓrgãoMUS Departamento de Música
Código149314
DenominaçãoVIOLAO 2
NívelGraduação
Início da Vigência em1995/1
Pré-requisitos MUS 149306 VIOLAO 1
EmentaInício da Vigência em 1971/2

COORDENACAO MOTORA GERAL E FINA; DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS TECNICO-
INTERPRETATIVOS FUNDAMENTAIS DA TECNICA VIOLONISTICA SUPERIOR APLICADOS
A INTERPRETACAO DE OBRAS MUSICAIS DE FORMAS E ESTRUTURAS BASICAS-COMO O
RONDO, A CANCAO, AS FOMAS LIVRES E OS RITMOS DE DANCA, INCLUSO BRASILEI-
ROS E LATINO AMERICANOS QUE CONSTITUAM UM REPERTORIO BASICO REPRESENTA-
TIVOS, ABRANGENDO EPOCAS E ESTILOS VARIADOS EM NIVEL MEDIO DE COMPLEXI-
DADE EDIFICULDADE, SEQUENTE A VIOLAO 1.

ProgramaInício da Vigência em 1971/2

a) EXERCICIOS DIVEROS PARA COORDENACAO MOTORA FINA, PRECISAO ESPACO-
TEMPORAL DOS MOVIMENTOS, FLEXIBILIDADE, AGILIDADE, SONORIDADE, VERSA-
TILIDADE, DESENVOLVIMENTO E COMPATIBILIZACAO DE RECUROS TECNICOS
ESPECIFICOS.
b) APROFUNDAMENTO DOS CONCEITOS E PRINCIPIOS DA TECNICA VIOLONISTICA
SUPERIOR, ATRAVES DA ANALISE TECNICA DAS OBRAS TRABALHADAS.
c) REPERTORIO BASICO:
1) UMA PECA RENASCENTISTA - NIVEL APROXIMADO: "ALMAN" (R. JONHSON) OU
"GUARDAME LAS VACAS" (L. DE NARVAEZ)
2) UMA PECA BARROCA - NIVEL APROXIMADO: "COURANTE" DA SUITE EM DM (R.
DE VISEE) OU "BOURREE DA SUITE 1 PARA ALAUDE (J. S. BACH).
3) UMA OBRA CLASSICO-ROMANTICA - NIVEL APROXIMADO: "ANDANTINO" EM DM
(N. COSTE) OU "ESTUDOS" OP. 35 nos. 17 E 22 (F. SOR).
4) UMA OBRA MODERNO-CONTEMPORANEA - NIVEL APROXIMADO: "PRELUDIO"
(LEO BROUWER) OU "24 PRELUDIOS" (M. PONCE) OU "SARABANDA" (POU-
LENC).
5) UMA OBRA LATINO-AMERICA OU BRASILEIRA - NIVEL APROXIMADO: "BRASI-
LEIRINHO" (J. PERNAMBUCO) OU "24 PRELUDIOS" (M. PONCE) OU "PRELU-
DIO No. 3" (VILLA-LOBOS).
6) CINCO PECAS DE LIVRE ESCOLHA, NO MESMO NIVEL.
OBSERVACOES:
ENTENDA-SE QUE CADA PECA DEVE TER A EXTENSAO DE DUAS OU MAIS PAGINAS
OU A DURACAO MINIMA EN TORNO DE DOIS MINUTOS. A CRITEIRO DO PROFESSOR E
EM BENEFICIO DO ALUNO, UMA OBRA MAIS EXTENSA OU MAIS COMPLEXA PODERA SER
TOMADA COM PESO DE DUAS OU MAIS "PADRAO". IGUALMENTE, DUAS OU MAIS OBRAS
PEQUENAS OU POUCO COMPLEXAS PODERAO SER ADOTADAS COM PESO DE UMA
"PADRAO". EVENTUALMENTE, NO INTERESSE DO ALUNO, O PROFESSOR PODERA OPTAR
POR CONCENTRAR A ATENCAO SOBRE UM PERIODO OU ESTILO A CADA SEMESTRE, DE
MODO QUE AO FINAL DO CURSO O ALUNO TENHA UM SALDO DE REPERTORIO EQUIVA-
LENTE.

BibliografiaInício da Vigência em 1971/2

EMILIO PUJOL B. AIRES
ESCUELA RAZONADA DE LA GUITARRA ED. RICORDI
MARIO RODRIGUES ARENAS
ESCUELA DE LA GUITARRA VOL. III E IV ED. RICORDI
FERNANDO SOR
OBRA COMPLETA FAC-SIMILE EDITION ED. SHATTINGER
MAURO GIULIANI
OBRA COMPLETA FAC-SIMILE EDITION ED. SHATTINGER
MARCO PEREIRA
APOSTILAS V E VI ED. MUSIMED
ABEL CARLEVARO B. AIRES
SERIE DIDATICA ED. BARRY
EUSTAQUIO GRILO ED. APOSTILAS
COLETANEA DE OBRAS ORIGINAIS ARRANJOS ED. APOSTILAS
REVISOES PEDAGOGICAS
ESTAQUIO GRILO
EXERCICIOS PARA TECNICA VIOLONISTICA SUPERIOR
FREDERICK NOAD N. YORK
THE RENAISSENCE GUITAR ED. ARIEL
F. NOAD N. YORK
THE BAROQUE GUITAR ED. ARIEL
F. NOAD N. YORK
THE CLASSICAL GUITAR ED. ARIEL
R. S. BRINDLE LONDRES
GUITAR COSMOS I, II E III ED. SCHOTT